Hernâni Dias confirmado como cabeça de lista por Bragança pela AD
O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, foi hoje confirmado como cabeça de lista pelo distrito pela Aliança Democrática (AD).
Por Vila Real, avança o presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida.
Uma vez que as funções de deputado são incompatíveis com as de presidente e vice-presidente de câmara municipal, bem como de membros dos órgãos executivos das autarquias locais em permanência ou meio tempo.
Assim, os autarcas terão de pedir, no mínimo, a suspensão de mandato no momento da entrega das listas no tribunal, tendo, depois, caso sejam eleitos, de renunciar a uma das duas funções.
A Aliança Democrática inclui PSD, CDS e PPM.
Da lista que já tinha sido anunciada por Bragança há a registar uma alteração, com a saída de Paulo Afonso, de Mirandela, que estava no quarto lugar (primeiro suplente), entrando Maria Helena Chéu, que foi a candidata do CDS à câmara de Mirandela, nas autárquicas de 2021, que será a número cinco da lista (segunda suplente) da AD no distrito.
Hernâni Dias, presidente da câmara de Bragança será o cabeça de lista. Nuno Gonçalves (presidente da Câmara de Torre de Moncorvo), como número dois, e Clara de Sousa Alves (advogada de Alfândega da Fé), como número três.
Seguem-se os nomes do advogado Daniel Salgado (de Mogadouro), Helena Chéu, do CDS de Mirandela e Clementina Gemelgo (presidente da Concelhia do PSD de Macedo de Cavaleiros), respetivamente, em quarto, quinto e sexto lugares.
Tanto Hernâni Dias como Nuno Gonçalves devem deixar, em breve, as presidências das Câmaras de Bragança e Moncorvo, a meio do seu terceiro e último mandato.
Comparativamente às legislativas de 2022, é uma lista completamente renovada nas hostes do PSD. Nessa altura, o cabeça de lista foi Adão Silva, seguiam-se os nomes de Paulo Xavier, Cristina Rodrigues, Paulo Pinto, Maria Moreno e Ana Rita Lopes.
Entretanto, no PS a lista por Bragança vai ser aprovada na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, na reunião da federação distrital e tudo aponta para que Sobrinho Teixeira seja o cabeça de lista. De resto, na CDU já se sabe que a cabeça de lista será Fátima Bento.