Diocese

Grupo de 600 estudantes espanhóis vem a Bragança antes da Jornada Mundial da Juventude

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-03-02 17:23

A diocese de Bragança-Miranda vai acolher, na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que este ano se realiza em Lisbo no início de agosto, um grupo de cerca de 600 estudantes espanhóis e sul americanos, que vão aproveitar as pré-jornadas para trabalhos de “missão” e “dimensão espiritual”.

Uma delegação espanhola visitou a diocese no início desta semana para aquilatar das condições disponibilizadas ao grupo.

“Viemos preparar a nossa estadia nos dias antes da Jornada e a conhecer a equipa pastoral e o secretariado da diocese, para ver o que podemos fazer com eles de forma a que seja um momento de enriquecimento mútuo, quer para a diocese de Bragança-Miranda quer para o nosso grupo.

Desde o início contactámos as dioceses do Norte de Portugal, pois queríamos afastar-nos um pouco do calor. Contactámos a Ir. Conceição e, desde início, fomos bem acolhidas. Decidimos apostar nesta diocese”, explicaram ao Mensageiro as irmãs do Colegio Mater Salvatoris de Madrid.

Na semana que antecede a JMJ, a última de julho, todas as dioceses portuguesas vão acolher grupos de participantes. Em Bragança-Miranda são esperados cerca de dois mil jovens nessa altura.

“Este é um dos grupos que vem para a diocese.

É aquele que está mais avançado no processo de acolhimento, porque já tivemos várias reuniões online e uma visita de campo.

Ainda não sabemos quantos grupos virão. Este é o que está no processo mais avançado. Já temos a certeza de que ficam em Bragança. O Município, o IPB e outras associações já estão a trabalhar para o acolhimento.

Estamos em contacto com outros grupos mas que não estão ainda alocados a nenhum município.

Assim que recebermos interesse de outros grupos é que os vamos distribuindo pelos concelhos”, disse a Ir. Conceição Borges, do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional, à margem de uma reunião de trabalho, que decorreu domingo à noite, no seminário de S. José, em Bragança.

O grupo espanhol inclui estudantes entre os 16 e os 23 anos, na sua maioria raparigas, mas, também, elmentos de outros países como Paraguai ou Porto Rico.
“O objetivo é que o grupo possa preparar o interior, o coração, para acolher a graça de Deus, com a Igreja e na Igreja”, explicaram as responsáveis da delegação espanhola.

As mesmas responsáveis frisaram que a JMJ “é algo com muito impacto, que marca as pessoas”.

“É importante o que se semeia. Ter o Papa a falar para os jovens é precioso, é algo que marca. Ver as ruas da cidade inundadas de gente de todos os países, que se ajoelham diante do bispo para receber a bênção ou que rezam todos juntos é algo muito impactante, impressionante”, explicaram, garantindo que, de Espanha, “virá muita gente”.

Assinaturas MDB