Foz Côa investiu 250 mil euros nas Amendoeiras em Flor
O município de Foz Côa vai investir 250 mil euros nas festividades da Amendoeira em Flor, que decorrem entre 17 de fevereiro e 05 de março, tendo reforçado o orçamento para dinamizar a economia e o turismo no concelho.
“As festividades da Amendoeira em Flor no concelho de Vila Nova de Foz Côa são as mais emblemáticas, onde o município continua a fazer uma forte aposta. No ano passado, e devido às restrições da pandemia, o investimento foi de 150 mil euros. Este ano, e com mais liberdade, o certame foi alargado em mais um fim de semana e serão investidos 250 mil euros”, explicou o vice-presidente da câmara, Pedro Duarte.
As festividades da Amendoeira em Flor, em Foz Côa, no Douro Superior, vão decorrer nos fins de semana entre 17 de fevereiro e 05 de março de 2023, uma iniciativa que já conta com mais de 40 anos de existência.
O autarca acredita que este investimento traz “um grande retorno económico e turístico à região”.
“O pavilhão da EXPOCÔA será transformado num acolhedor e confortável salão de festas no período da noite, para receber artistas locais e nacionais. Neste recinto haverá, ainda, restauração, venda de produtos locais, bares e muita animação”, vincou o autarca.
O programa das festividades elaborado para 2023 apresenta um cartaz variado com espetáculos tais como Fernando Mendes (17 de fevereiro), Diogo Piçarra (18 de fevereiro), Zé Amaro (03 de março) e Nininho Vaz Maia (04 de março).
“Apostamos num cartaz de festas diversificado e eclético destinado aos mais diversos públicos”, explicou Pedro Duarte.
O desfile etnográfico que junta as freguesias e associações deste concelho fecha as festividades, sendo considerado pela autarquia “a cereja no topo do bolo”, porque toda a comunidade se junta à iniciativa. O desfile está agendado para o dia 05 de março.
Para além da festa, o município de Foz Côa oferece aos visitantes história, cultura, natureza, tradições, gastronomia e vinhos, a que se alia uma vasta programação cultural e de animação num território onde as primeiras flores da amendoeira começaram a “rebentar” e a transformar a paisagem deste rincão duriense.
“A procura por este território ao longo do ano é grande. Nesta altura da flor da amendoeira, a procura aumenta e somos visitados por milhares de pessoas de todo o país e estrangeiros entre fevereiro e março”, indicou.
O concelho de Vila Nova de Foz Côa integra dois Patrimónios Mundiais da Humanidade, classificados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): a Arte Rupestres do Côa e o Alto Douro Vinhateiro.