Bragança

Cruz Vermelha levou idosos ao Ensino Superior pela primeira vez

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-05-25 11:25

Ver coisas que nunca tinham visto. Foi este o resumo que um grupo de 13 seniores de várias aldeias do concelho de Bragança fizeram depois de terem visitado o Instituto Politécnico de Bragança pela primeira vez.

“A ideia é proporcionar-lhes um dia diferente, uma vez que eles não vêm muitas vezes a Bragança. Quando vêm, é para ir ao hospital. Mostrar a escola, fazer atividades nos laboratórios, almoço na cantina e passeio de comboio turístico”, explicava, ao início da manhã da passada quinta-feira, Tatiana Anjos, da delegação de Bragança da Cruz Vermelha e coordenadora da atividade.

A visita aos laboratórios da Escola Superior de Educação foi marcante para o grupo de 13 habitantes das aldeias de Conlelas, Carrazedo, Castrelos e Alimonde pois muitos deles não tiveram oportunidade de estudar muito para além do ensino primário pois era necessário ajudar a família nos trabalhos do campo.

Visiat aos laboratorios
“Este foi um dia valente, ‘carai’”, dizia João Pires, de Conlelas, do alto dos seus 83 anos, já depois de ter estado a olhar para um pedaço de cortiça para o microscópio. “Andei sempre toda a vida com animais”, conta, e por isso teve poucas oportunidades para estudar.

“Quando era mais nova não tive oportunidade de estudar. Os pais precisavam de ajuda no campo e trabalhei sempre.

Voltar a estudar? Agora é difícil, com 63 anos. Gostei de ver, pois nunca tinha cá entrado”, dizia Maria de Fátima dos Santos, de Carrazedo.

Iniciativa da Cruz Vermelha

Também Maria José, uma madeirense de gema que foi parar à aldeia de Carrazedo pelo casamento depois de uma vida emigrada em África do Sul, lembra a falta de oportunidades durante a juventude. “Estudei até à quarta classe. Mas agora gosto muito. Há aqui muita ciência, é tudo explicado”, disse.

Assinaturas MDB