Crianças do distrito comem pouca fruta na escola mas carência tem vindo a baixar
Cerca de 40% das crianças do distrito de Bragança não consome fruta na escola todos os dias, revelou o relatório Heróis da Fruta 2022 / 2023 divulgado na passada segunda-feira pela Sociedade Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.
A nível nacional, segundo o mesmo relatório, verificou-se um aumento de 19,7% na percentagem de alunos que consumiu, pelo menos, uma porção de frutas ou hortícolas diariamente no estabelecimento de ensino, passando de 73,7% para 88,2% entre a primeira e a quinta semana da intervenção do projeto Heróis da Fruta que visa promover o consumo destes alimemtos saudáveis no pré-escolar e 1º Ciclo.
A nível regional, antes da intervenção, as crianças da Região Autónoma dos Açores (40,8%) e dos distritos de Beja (40,4%) e Bragança (40,0%) foram as que mais relataram não consumir estes alimentos. Os alunos dos concelhos de Alfândega da Fé e Freixo de Espada à Cinta acabaram por recuperar, e a percentagem dos que não comiam fruta teve uma redução mais acentuada do que nos restantes concelhos, após a implementação do projeto.