Cantinas escolares da biorregião vão ter produtos biológicos nas ementas do próximo ano letivo
Os agrupamentos de escolas dos quatro concelhos do Baixo Sabor, vão introduzir ementas à base de alimentos produzidos em modo biológico no próximo ano letivo, provenientes da biorregião dos Lagos de Sabor
“Vamos introduzir já no próximo ano letivo ementas à base de produtos agrícolas produzidos em modo biológico provenientes da biorregião dos Lagos do Sabor e promover as bio-cantinas neste território. Este desafio já foi lançado aos produtores agrícolas e pecuários deste território”, explicou o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), Eduardo Tavares.
A biorregião dos Lagos do Sabor abrange quatro concelhos integrados na Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS): Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo, e uma área de sete mil hectares de agricultura biológica. “O primeiro passo é que, pelo menos uma vez por semana, as cantinas escolares deste território possam ter alimentos 100% biológicos, que ajudem a promover este tipo de agricultura e ao mesmo tempo refeições mais saudáveis para crianças e jovens em idade escolar”, vincou Eduardo Tavares. Dos alimentos destacam-se produtos hortícolas, azeite, fruta ou as carnes de raças autóctones, sendo que esta região tem já uma Superfícies Agrícola Utilizável (SAU) de 25% dos seus sete mil hectares.