Barbeiros cortam cabelo em troca de bens alimentares para famílias carenciadas
A Junta de freguesia de Mirandela promoveu, no passado domingo, em parceria com quatro barbearias da cidade, a Cruz Vermelha e o Moto Clube de Mirandela uma ação solidária sui generis a que deu o nome de Barbeiro Solidário.
A proposta foi trocar um corte de cabelo gratuito pela oferta de bens alimentares para pessoas carenciadas sinalizadas pela delegação de Mirandela da Cruz Vermelha. “Estiveram disponíveis nove barbeiros de quatro barbearias da cidade que aderiram à iniciativa, não era necessária inscrição prévia, bastou aparecer e o corte de cabelo foi feito por ordem de chegada”, refere o presidente da junta de freguesia de Mirandela.
A iniciativa, que decorreu entre as dez da manhã e as cinco da tarde, no Pavilhão B da Reginorde, partiu das próprias barbearias. “Lançaram o desafio à junta de freguesia para fazermos um esforço em termos de organização e depois fizemos os contactos com as restantes barbearias e convidamos a cruz vermelha que já tem um importante trabalho de doação de bens alimentaras a famílias já identificadas, bem como o Moto Clube de Mirandela que ajudou na parte lúdica com uma exposição de motos, carros clássicos e jipes”, acrescenta Luís Carlos Soares.
Várias dezenas de pessoas aderiram à iniciativa. “Toda a gente tem que cortar o cabelo e se o pudermos cortar e ajudar as pessoas, todos beneficiamos”, diz Adriano Fernandes, ainda sentado na cadeira.
Os barbeiros valorizam a ideia solidária não escondendo a satisfação por poder contribuir com aquilo que melhor sabem fazer para que algumas famílias carenciadas possam ter um Natal mais feliz. “Acho muito importante ajudar o próximo e as pessoas que não têm alimentos em casa”, conta David Ramires, um dos nove barbeiros que aderiram à iniciativa.
Já a presidente da delegação de Mirandela da Cruz Vermelha, diz que toda a ajuda é preciosa. “Juntamente com a câmara, temos um grupo de famílias a quem ajudamos mensalmente. Com esta incitava vamos conseguir compor o cabaz de Natal de todas as famílias e traz um Natal mais feliz para todos”, acredita Ana Lopes.