António Batista renunciou ao mandato de vereador
António Batista renunciou na semana passada ao mandato de vereador na Câmara Municipal de Bragança. O também presidente da Concelhia de Bragança do PSD deveria assumir o cargo de vereador devido à suspensão de mandato de Hernâni Dias, eleito presidente em 2021, para ser o cabeça de lista da AD por Bragança nas Legislativas de 10 de março.
“Decidi renunciar ao mandato de forma a poder concentrar-me nas funções de chefe de divisão da educação. Foi um compromisso que assumi desde há pouco mais de um ano e que pretendo levar até ao fim”, explicou António Batista ao Mensageiro.
António Batista era o sexto elemento da lista do PSD às eleições autárquicas. Com a saída de Hernâni Dias devido às eleições legislativas, todos os elementos subiram uma posição. Paulo Xavier, que era o número dois, assume provisoriamente a presidência, enquanto Fernanda Silva sobe a número dois, Miguel Abrunhosa a número três e Olga Pais a número quatro.
António Batista seria, então, o quinto e último vereador eleito pelo PSD. No entanto, como renunciou definitivamente ao cargo neste mandato, a nova vereadora é a médica Cristiana Batouxas.
Só depois das eleições de 10 de março é que o executivo camarário deverá conhecer a sua configuração final pois Hernâni Dias terá de optar por um dos cargos (deputado ou presidente da Câmara), tendo de renunciar ao outro.
Quem também deixou a autarquia foi a Adjunta Susana Taveira, mas por razões de ordem profissional.