Miranda do Douro

5G ficou em Duas Igrejas e deixou o IC5 e a cidade a descoberto

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-02-02 10:47

Há cerca de meio ano que o concelho de Miranda do Douro foi dotado de 5G, o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que devia substituir o 4G, mas o serviço não chega à cidade, ao itinerário IC5, bem como a várias aldeias.

Se na freguesia de Duas Igrejas, onde inicia o IC5, há rede 5G no restante troço até Murça é quase inexistente. O serviço chega também a Ifanes, no Norte do concelho, mas deixou de fora muitas outras aldeias.

O povo diz que é uma vergonha. A presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, admite os problemas, salientado que as redes móveis não são da responsabilidade do município.

“Temos vários problemas com a rede de móvel de voz e dados. No IC5, uma via tão estruturante para a região não faz qualquer sentido não haver rede. É perigoso viajar nesta estrada, sobretudo, à noite, porque há menos trânsito. Quem viaja de noite, tem mais receio por não ter rede móvel e pode sofrer algum problema. Em alguns locais da cidade às vezes há 5G depois cai para 4G. Nas épocas em que temos mais visitantes ainda funciona pior”, referiu a autarca.

Município anda há anos a reclamar

A autarquia mirandesa já por diversas vezes levantou estes problemas com as comunicações móveis, quer à ANACOM quer a Governo.
 “Estamos à espera. O assunto tem sido abordado várias vezes com a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. O que nos dizem é que o concurso público internacional está a ser lançado”, explicou Helena Barril.

 

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

 

Assinaturas MDB