A opinião de ...

A leitura da fatura da eletricidade pode ser um bicho de sete cabeças! Nós ajudamos.

O que a fatura nos diz é fundamental para, conseguir controlar e reduzir os consumos e reduzir o valor a pagar ao final do mês. Mas para além do valor a pagar, há outros valores e também informações que é importante prestar atenção para conseguir reduzir a nossa fatura de energia.
Em Portugal existem diversos comercializadores de energia e cada um tem o seu próprio modelo de fatura, apesar de existir um conjunto de informações obrigatórias como os consumos estimados e reais, as tarifas, a origem da energia, entre outras.
Vamos dar algumas luzes para fazer uma leitura mais esclarecida da fatura e, assim, ter um comportamento mais eficiente:
• Verifique sempre e compare as faturas mensais de eletricidade.
• Confirme no seu contador a quantidade de energia consumida durante o período de faturação.
• Avalie se houve circunstâncias invulgares que exigiram um maior consumo de eletricidade (por exemplo, lavou mais roupa do que o normal, cozinhou mais vezes?).
• Se possível, compare a fatura atual com a do ano passado referente ao mesmo período.
Na plataforma ACT4ECO (https://act4eco.eu) pode encontrar mais informação útil sobre a fatura de eletricidade e perceber que a poupança é possível se compreender a fatura e também se agir de forma a reduzir os consumos.
Depois deste trabalho de observação e avaliação, pondere bem sobre os hábitos de consumo de energia do agregado e se poderá efetuar algumas mudanças, pequenos gestos que em nada retiram conforto, mas que fazem toda a diferença na eficiência energética da sua casa. Por exemplo, sempre que possível, opte por lâmpadas LED e desligue a televisão e outros equipamentos sempre que não estiverem a ser utilizados. Simples? Sem dúvida! Não desperdice energia!
ACT4ECO é uma plataforma aprendizagem online sobre eficiência energética onde encontra informação que o ajuda a fazer as mudanças certas lá em casa. Junta-se a nós em https://act4eco.eu.

Para mais informações contacte-nos através do número de telefone 223 391 960 ou do email deco.norte@deco.pt

Edição
3811

Assinaturas MDB