Várias freguesias do distrito prioritárias na fiscalização de prevenção de incêndios
São 136 as freguesias do distrito de Bragança que integram a lista de freguesias prioritárias para limpeza de florestas, de acordo com a lista publicada terça-feira pelo Governo.
Ao todo, são 1001 freguesias em todo o país, com o Nordeste Transmontano a ter mais de 13 por cento.
Em comunicado o Ministério da Administração Interna refere que “a identificação destas freguesias prioritárias permite uma eficiente utilização dos recursos humanos e técnicos das entidades envolvidas na fiscalização do cumprimento das regras de limpeza dos terrenos, numa dimensão territorial que excede os seis milhões de hectares”.
“O tratamento tempestivo da acumulação e das continuidades da vegetação no âmbito da rede secundária de faixas de gestão de combustível constitui uma das principais medidas que contribuem para a proteção de pessoas, animais e bens contra incêndios rurais”, refere o despacho assinado pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.
No entanto, o documento indica que a definição destas prioridades “não isenta os agentes fiscalizadores do cumprimento de todas as disposições previstas na legislação de gestão de fogos rurais, não limitando o seu âmbito de fiscalização às áreas e prazos referidos”.
De acordo com o despacho, a fiscalização da gestão de combustível nas 1.001 freguesias prioritárias é realizada entre 01 e 31 de maio nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e os aglomerados populacionais, bem como parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários em espaços florestais (numa faixa de 100 metros).
Para as redes viária, ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica será feita entre 01 e 30 de junho.
Alfândega da Fé: Sambade;
União das Freguesias de Agrobom, Saldonha e Vale Pereiro; União das Freguesias de Eucisia, Gouveia e Valverde; União das Freguesias de Ferradosa e Sendim da Serra; União das Freguesias de Gebelim e Soeima; União das Freguesias de Pombal e Vales. Vilares de Vilariça.
Bragança: Alfaião; Babe; Carragosa; Castro de Avelãs; Coelhoso;
Donai; Espinhosela; França; Gimonde; Gondesende; Gostei;Grijó de Parada; Outeiro; Parâmio; Quintanilha; Quintela de Lampaças; Rabal; Rebordãos; Serapicos; Sortes; União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor; União das Freguesias de Castrelos e Carrazedo; União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova; União das Freguesias de Rebordainhos e Pombares; União das Freguesias de São Julião de Palácios e Deilão; Zoio.
Carrazeda de Ansiães: Fonte Longa; Linhares; Marzagão; Parambos; Pereiros; Pinhal do Norte; Pombal; Seixo de Ansiães; União das Freguesias de Amedo e Zedes; União das Freguesias de Belver e Mogo de Malta; União das Freguesias de Castanheiro do Norte e Ribalonga; União das Freguesias de Lavandeira, Beira Grande e Selores; Vilarinho da Castanheira.
Freixo: Ligares; Poiares; União das Freguesias de Freixo de Espada à Cinta e Mazouco; União das Freguesias de Lagoaça e Fornos.
Macedo: Arcas; Chacim; Cortiços; Corujas; Ferreira; Grijó; Lamalonga; Lombo; Morais; Olmos; Peredo; União das Freguesias de Bornes e Burga; União das Freguesias de Castelões e Vilar do Monte; União das Freguesias de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco; Vale Benfeito.
Miranda: Picote; São Martinho de Angueira.
Mirandela: Abreiro; Cedães; Cobro; São Pedro Velho; União das Freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira; União das Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa; União das Freguesias de Franco e Vila Boa; União das Freguesias de Freixeda e Vila Verde.
Vale de Asnes.
Mogadouro: Bemposta; Bruçó; Castelo Branco; Meirinhos; Paradela; Peredo da Bemposta; Saldanha; São Martinho do Peso. Urrós.
Moncorvo: Açoreira; Carviçais; Castedo; Larinho; Lousa; Mós; Torre de Moncorvo; União das Freguesias de Felgar e Souto da Velha; União das Freguesias de Felgueiras e Maçores; União das Freguesias de Urros e Peredo dos Castelhanos.
Vila Flor: Benlhevai; Freixiel; Roios; Samões; Seixo de Manhoses; Trindade; União das Freguesias de Candoso e Carvalho de Egas; União das Freguesias de Valtorno e Mourão; União das Freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas; Vale Frechoso.
Vimioso: Argozelo; Carção; Matela; Pinelo; Santulhão; União das Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva; União das Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso; Vimioso.
Vinhais: Agrochão; Candedo; Celas; Edral; Edrosa; Ervedosa; Paçó; Penhas Juntas; Santalha; Tuizelo; União das Freguesias de Curopos e Vale de Janeiro; União das Freguesias de Moimenta e Montouto; União das Freguesias de Nunes e Ousilhão; União das Freguesias de Quirás e Pinheiro Novo; União das Freguesias de Sobreiro de Baixo e Alvaredos; União das Freguesias de Soeira, Fresulfe e Mofreita; União das Freguesias de Travanca e Santa Cruz; União das Freguesias de Vilar de Lomba e São Jomil; Vale das Fontes; Vila Boa de Ousilhão.
Vila Verde; Vilar de Ossos; Vilar Seco de Lomba; Vinhais.