Três municípios divulgam produtos na Expo Dubai
Os municípios de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, integrados na sub-região do Douro Superior, participam este fim de semana no dia aberto na Expo Dubai 2021, para mostrar as potencialidades do território.
O presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, explicou que ao longo de três dias de presença desta embaixada do Douro Superior na Expo Dubai 2020 haverá vários seminários onde marcam presença cerca de três dezenas de potenciais investidores nas áreas do turismo e dos mercados dos produtos agrícolas, sob o lema 'Freixo de Espada à Cinta & Douro Superior Days'.
Durante as conferências abertas que serão apresentadas por técnicos de turismo capacitados em várias línguas e conhecedores da região, serão apresentadas as potencialidades da região a nível turístico, cultural e económico, aliados à divulgação e exposição de peças de seda 100% natural e à degustação dos produtos endógenos que caracterizam este concelho, como o azeite, a azeitona "negrinha de Freixo", a laranja e a amêndoa.
“É com muito orgulho e cientes das suas potencialidades únicas que vemos Freixo de Espada à Cinta representado no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai, a primeira exposição mundial a realizar-se no Médio Oriente, considerado um dos mercados mais atrativos para a captação de investimento estrangeiro”, explica Nuno Ferreira.
A participação do município de Freixo de Espada à Cinta, num evento onde estão representados 192 países, “vem consolidar o compromisso do executivo municipal de Freixo de Espada à Cinta e do Douro Superior em levar o nome do concelho e todo o território além fronteiras”, indicou o autarca.
“Somos considerados um território singular [Douro Superior], talhado com distintas características físicas e humanas, que reflete grande diversidade cultural e gastronómica, o que nos torna um destino turístico por excelência que vale a pena visitar”, vincou Nuno Ferreira.
Haverá ainda ao longo dos dois dias de participação neste certame a decorrer no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, uma degustação de produtos no restaurante do Pavilhão de Portugal, tais como o vinho, a maçã, oriundos do concelho de Carrazeda de Ansiães.
“Estamos a falar de uma cidade dos Emirados, com mais de 3 milhões de habitantes e com elevado poder compra. Acreditamos que são estes mercados que podem ter maior interesse nos nossos produtos, pela sua elevada qualidade e autenticidade, e que são capazes de pagar o preço justo”, refere o autarca de Carrazeda, João Gonçalves.
Na entrada do Pavilhão de Portugal diversos produtos vão estar disponíveis para degustação, nomeadamente a Amêndoa Coberta de Torre de Moncorvo, Azeitona Negrinha de Freixo e os azeites dos três concelhos.
Num dos restaurantes da Expo Dubai vão estar em destaque outros produtos, no caso de Carrazeda de Ansiães serão a maçã e o vinho.
“São os produtos estrela do nosso concelho, os mais diferenciadores, acreditamos que a prova destes produtos vai cativar e abrir novos canais de comercialização para os nossos produtores. Para além disso são produtos muito apreciados neste mercado Emirados Árabes Unidos”, acrescenta o autarca.
Esta ação de promoção decorre nos dias 12 e 13 de fevereiro. Para além da presença física com material promocional no pavilhão de Portugal e da degustação de produtos, os municípios têm a oportunidade de integrar um seminário onde vão fazer a apresentação do território de reconhecido potencial turístico, pela beleza paisagística, pela sua biodiversidade, pelo património, cultura e tradições. “Levamos, também a nível da oferta de visitação turística, um produto muito genuíno, que pela sua autenticidade acreditamos que reúne os requisitos para atrair visitantes de um mercado que ainda é novo para nós”, refere João Gonçalves.
A comitiva sai hoje de Portugal e regressa no dia 14.