HÓQUEI

Portugal e Ana Fernandes vencem Europeu de Sub-17 em Hóquei em Patins

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2023-09-03 00:14

A brigantina Ana Fernandes, hoquista do Clube Académico de Bragança, celebrou, este sábado, a conquista do título de campeã da Europa por Portugal, ao vencer a Inglaterra, por 7-1, na final da primeira edição do Europeu Sub-17 Feminino em Hóquei em Patins, que decorreu em Correggio, Itália.

A expressiva vitória da equipa portuguesa contou com golos marcados por Diana Moreira (1' e 4'), Mariana Teixeira (24') e Ana Silva (3', 21', 29' e 35'), enquanto o único golo da equipa inglesa foi apontado por Cannizzo (17').

Após este histórico triunfo, o selecionador nacional Hélder Antunes, em declarações à FPP, expressou a sua satisfação pelo "pelo trajeto que as atletas realizaram, pela forma como cresceram na competição e, acima de tudo, pela forma de jogo consistente que foram mostrando ao longo do europeu. É muito merecido".

A seleção portuguesa assegurou um lugar na fase final após um percurso iniciado, no dia 28 de agosto, com um empate a três golos frente à Inglaterra, seguindo-se vitórias convincentes sobre a Itália, por 1-5, com a Alemanha, por 0-8, e no encerramento da fase de grupos com uma vitória sobre a França, por 6-1.

Ana Fernandes foi fundamental nesta conquista inédita para Portugal, onde assegurou o seu lugar no cinco inicial e deixou a sua marca na goleada contra a Alemanha, com dois golos apontados.

Este é mais um capítulo marcante na carreira da atleta brigantina, com apenas 15 anos, a qual é considerada um verdadeiro prodígio da modalidade, somando um título europeu aos títulos nacionais conquistados em representação do Gulpilhares, nas categorias Sub-19 e Sub-15, por empréstimo do CAB.

No que diz respeito à competição masculina, a equipa sub-17 de Portugal perdeu na final contra a congénere espanhola, com um resultado de 7-4, o que marcou o quinto troféu consecutivo para "nuestros hermanos".

Foto: DR

Assinaturas MDB