FUTSAL

Macedense obrigado a horas extra para afastar Juventude de Gaia

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2021-12-05 11:04

O Grupo Desportivo Macedense bateu a Juventude de Gaia, por 6-3, num jogo muito equilibrado sendo decidido apenas no prolongamento, após o empate a três bolas no tempo regulamentar.

A partida disputada, este sábado (05), no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros, em encontro relativo à segunda eliminatória da Taça de Portugal, concedia uma vaga na 3.ª eliminatória na prova rainha do futsal nacional e a equipa da Juventude de Gaia obrigou os locais a provarem o seu favoritismo na "quadra".

No primeiro tempo, o GD Macedense confirmou essa condição e chegou à vantagem por Richie, aos 10’, com um golo pleno de oportunidade. No mesmo minuto, Pauleta demonstrou a sua técnica individual ao carimbar o 2-0.

A formação visitante, de um escalão inferior (3.ª Divisão), reduziu a diferença, aos 11’, num remate de ângulo apertado do fixo Bruno Campos. O golo do jogador da formação de Vila Nova de Gaia deu esperança ao conjunto orientado por Tiago Ferreira e serviu para relançar a partida em Macedo de Cavaleiros.

A segunda parte continuou equilibrada e com muitas ocasiões desperdiçadas pelos dois emblemas. Aos 30’, a equipa gaiense mostrou frieza e Pedro Alves com um “tiro”, à entrada da área macedense, empata o encontro. Os homens de Rui Costa não baixaram os braços e voltam a bater Pedro Faustino, o guarda-redes gaiense não conseguiu defender a recarga de Patrick Aragão, na sequência do remate forte de Vítor Hugo.

Com o relógio a contar 2 minutos para o término da partida, a equipa da Juventude de Gaia apostou no “5x4” e provou que a decisão foi acertada ao empatar o encontro (3-3), no tempo regulamentar, aos 39’, novamente por Pedro Alves.

No período do primeiro tempo de prolongamento, aos 43’, Richie voltou a faturar, num lance confuso onde a bola parece sofrer um ligeiro desvio da defensiva contrária.

A repetir o que já elaborara no segundo tempo regulamentar, aos 48', a equipa visitante voltou a colocar “as fichas” no quinto elemento, mas sem o sucesso obtido anteriormente.  

Miguel Castro, aos 49’, aproveitou o adiantamento do quinto elemento do Juventude de Gaia para sossegar os ânimos e, segundos depois, o guarda-redes Vítor Costa atira à da baliza aberta dos visitantes e sentencia o resultado em 6-3.

No final do encontro, o técnico dos macedenses, Rui Costa, reconheceu que não foi uma boa exibição, mas apontou as armas para os próximos desafios. “Não foi o nosso melhor jogo, no entanto, foi um jogo que chegava até ao golo que obrigou ao prolongamento. No prolongamento, a equipa voltou a unir, ganhámos segundas bolas e defendemos bem o quinto elemento. Apesar de não ser um jogo brilhante, serviu como descompressão da tensão toda que foi no campeonato, na fase anterior, mas agora chega. Queremos chegar o mais longe possível na Taça de Portugal, pensamos ser uma competição muito bonita. No ano passado estávamos bem encaminhados e foi suspensa. Este ano queremos fazer igualmente um bom percurso, digno da ambição que colocamos em tudo o que fazemos. Para a semana inicia a fase de subida para a Liga Placard, onde o ritmo é completamente diferente. Estamos preparados com a adrenalina no máximo e venha o Caxinas que esperamos por eles”.

Após garantir o acesso à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal de Futsal Placard, a formação de Macedo de Cavaleiros iniciará a sua prestação em casa frente ao Caxinas, no próximo sábado, dia 11 de dezembro às 18h, na Fase de acesso à Liga Placard. A 2.ª Fase de Apuramento de Campeão é composta por 12 clubes (Dínamo Sanjoanense, Bairros, Burinhosa, Marítimo, Caxinas, Belenenses, Retaxo, Ferreira do Zêzere, Ladoeiro, Macedense, Nelas e AMSAC) que jogam duas vezes entre si, num total de 22 jornadas, e onde os clubes classificados em 1.º e 2.º lugar sobem à Liga Placard.

GD Torre Dona Chama despede-se da Taça de Portugal

No Pavilhão Da Escola Salesiana De Manique, a equipa do Reguilas Tires demonstrou a sua superioridade e bateu o GD Torre Dona Chama, por 13-3. Os lisboetas que disputam a fase de Manutenção/Descida da 2.ª Divisão do Campeonato Nacional confirmaram o favoritismo ao receber e vencer o 5.º classificado do Campeonato Distrital AF Bragança.

Fotos: Guilherme Moutinho

 

 

Assinaturas MDB