Bragança

Izeda já tem um Gabinete de Apoio ao Cidadão onde se podem tratar mais de 40 actos de serviços públicos

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2020-03-19 12:17

A população da União de Freguesia de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, no concelho de Bragança, tem a funcionar desde a passada quinta-feira um Gabinete de apoio ao cidadão (GAC) na sua sede, que permite tratar de mais de 40 actos relacionados com a Administração Pública, Instituto de Mobilidade e dos Transportes, Instituto da Segurança Social, Direção-geral da Administração da Justiça, Autoridade Tributária e Aduaneira, Autoridade para as Condições do Trabalho, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Caixa Geral de Aposentações, Ministério da Saúde e Junta de Freguesia.

“Andávamos a pensar como deveríamos ajudar os nossos cidadãos que têm que se deslocar a Bragança, Macedo de Cavaleiros ou outra cidade para tratarem de problemas, mas atualmente é preciso resolver situações de vários organismos do Estado via Internet. Nós estamos no meio rural, com pessoas envelhecidas que não têm acesso aos meios tecnológicos. Por isso reunimos estes serviços todos numa plataforma informática que vai funcionar e que o técnico da junta pode manusear aqui”, explicou o presidente da junta, Luís Filipe Fernandes na apresentação pública do serviço.

Segundo o autarca, o GAC oferece mais serviços do que o balcão móvel, como por exemplo o registo de queimadas e queimadas. “Tudo o que é possível fazer na Internet, nas mais diversas instituições do Estado português, nós fazemos”, acrescentou Luís Filipe Fernandes.

Assinaturas MDB