FUTEBOL FORMAÇÃO

I Torneio de Futebol de Rua do Grupo Desportivo de Bragança junta antigas glórias do clube brigantino

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2021-08-23 15:35

A primeira edição do I Torneio de Futebol de Rua GDB 3x3 decorreu, no sábado passado (21), na Praça de Camões, em pleno Centro Histórico de Bragança, e segundo Fernando Silva, coordenador da formação brigantina, o evento foi um sucesso. “O balanço é positivo. Apareceram mais equipas do que esperávamos e foi uma manhã muito produtiva para o clube. Os miúdos divertiram-se, o que é o mais importante”, afirmou o responsável da formação brigantina. Uma manhã de sábado diferente em que o futebol de rua proporcionou a prática desportiva a cerca de trinta jovens participantes com idades compreendidas entre os 8-9 anos e 10-11 anos.

No final do torneio, de caráter lúdico, foram entregues os diplomas de participação pelas mãos de Paulo Afonso, Presidente do GD Bragança, Hernâni Dias, Presidente do Município de Bragança e Telmo Afonso, da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo.

No decorrer da tarde, deu-se a anunciada homenagem às antigas glórias do clube brigantino. Fernando Silva garante que este género de ações é para manter. “A iniciativa das antigas glórias é uma singela homenagem a quem já deu tanto ao clube para ser reconhecido a nível regional e nacional. Esta será a primeira de muitas,” prometeu o Coordenador da formação.

Paulo Afonso, Presidente do GDB, recebeu as antigas glórias do clube brigantino e exaltou a importância destas individualidades. “É com estas iniciativas que queremos ver o clube a trabalhar, com as crianças, pais e antigas glórias. Este é o caminho que o clube deve levar. As antigas glórias são vitais para o clube, foram eles que viveram aqui grandes momentos e levaram esses momentos à população. As antigas glórias são fundamentais para passar a mística aos mais jovens,” considerou.

O antigo atleta do clube e coordenador técnico da Escola Crescer, Paulo Lico, realçou a relevância desta celebração. “É de louvar a iniciativa, tendo pena não haver mais durante o ano. É uma forma de manter viva a miudagem. A homenagem às velhas glórias é uma forma de retribuir e do GDB ir ao encontro com a cidade. Existe um divórcio entre o clube e a população, espero que estas iniciativas aproximem as pessoas do clube,” asseverou.

Para Tojé Cepeda, figura emblemática do clube, estas homenagens são importantes, mas não deixa de lembrar a situação atual do clube. “É sempre agradável ver reconhecido o trabalho que fizemos em prol do Grupo Desportivo de Bragança. O GDB é o clube da minha terra, é o clube do meu coração e hoje não podia faltar a esta homenagem para mim e outros antigos meus jogadores. Não esqueço a subida à 2.ª Divisão e a disputa da fase final da 3.ª Divisão onde fomos campeões. O Bragança deve repensar a sua posição, tem de ganhar uma estrutura forte para não andar no sobe e desce da Distrital. Quero ver este Bragança a dar passos seguros para fortalecer a sua posição,” asseverou.

O antigo defesa do GDB, Fernandinho, considera que estes eventos formam a identidade do clube. “Este é um evento importante, espero que esta homenagem às várias gerações presentes que representaram o clube sirva de exemplo a seguir. Eu não sou do Benfica, Braga, Sporting, eu sou do Bragança. Os êxitos marcam a nossa carreira e ter sido campeão nacional da 3.ª Divisão, em Viseu, frente ao Santiago de Cacém foi marcante na minha carreira,” lembrou.

De uma geração mais recente, esteve Ximena, o ex-guarda-redes e capitão do GD Bragança partilha da opinião de Tójé Cepeda. “Estou muito contente por estar neste lote de pessoas que ajudou o clube de uma forma ou outra. É uma grande honra ser homenageado com estes grandes senhores. O GD Bragança merece estar num patamar acima e uma estabilidade diferente, mas há que dar passos seguros rumo a esse objetivo. Devemos criar bases para o futuro e em primeiro lugar está a saúde do clube” acrescentando que “estas iniciativas são fundamentais, criam uma dinâmica de convívio que aproxima as pessoas do clube.”

Tojé Cepeda, Tã, Ilídio, Fernandinho, Germano, Paulo Lico, Pereirinha, Carlitos, Lopes da Silva, Ximena, Zé Luís, Fernando Silva foram alguns nomes, do lote de homenageados, presentes na iniciativa brigantina.

 

Foto: Guilherme Moutinho

Fotos Galeria: GD Bragança

Assinaturas MDB