FUTEBOL

Está definido o calendário das competições distritais da AFB para 2023/2024

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2023-09-02 11:05

Realizou-se, esta sexta-feira, no Auditório Dr. Nuno Maia, na sede social da Associação de Futebol de Bragança, o sorteio das competições distritais de futsal e futebol seniores masculinos promovidos pela AFB.

A temporada 2023/2024 do Campeonato Distrital de Futsal da AFB terá início no dia 29 de setembro e contará com 11 equipas participantes, mais uma que na edição anterior, após a decisão do Futsal Mirandela regressar à competição sénior.

As partidas da primeira jornada apresentam o seguinte alinhamento: Alfandeguense-Sendim; Futsal Mirandela-Torre D. Chama; Vimioso-Ala; Pioneiros-CSP Vila Flor e Miranda do Douro-EF Arnaldo.

Em sorteio, ficou definida a primeira eliminatória da Taça Distrital, na qual Sendim, Pioneiros, Miranda, Vimioso e CSP Vila Flor ficaram isentos da ronda inaugural.

A primeira mão da 1.ª eliminatória será disputada no dia 20 de outubro e inclui os seguintes jogos: Ala-Sporting Moncorvo, EF Arnaldo-Futsal Mirandela e Alfandeguense-Torre D. Chama. A segunda mão da 1.ª eliminatória está marcada para o dia 17 de novembro, e os quartos de final serão jogados a uma só mão, com data agendada para o dia 16 de fevereiro de 2024.

A Final-Four está programada para os dias 15, 16 e 17 de março de 2024.

Relembramos que na temporada passada o Miranda do Douro conseguiu a "dobradinha", ao conquistar tanto o Campeonato como a Taça, logo no seu ano de estreia.

No que diz respeito ao futebol sénior masculino, a competição mantém o número de equipas participantes (12), mas com algumas novidades. A ausência de Lusos e Forte Carrazedense foi preenchida com o regresso do Cachão, após 31 anos de ausência das competições seniores, e a estreia do Leão Negro.

A primeira jornada arranca no dia 24 de setembro, com os seguintes encontros: Macedo-Rebordelo; Vila Flor-Bragança; Mirandês-Africanos; Cachão-Leão Negro; Vinhais-Carção; e Minas Argozelo-Moncorvo.

Já a Taça Distrital AF Bragança terá a primeira mão da 1.ª eliminatória no dia 15 de outubro, com as partidas entre Vinhais e Mirandês, Leão Negro e Rebordelo, Minas Argozelo e Cachão, e Macedo e Africanos marcando o início da competição. Os encontros relativos à segunda mão estão marcados para o dia 12 de novembro.

Carção, Moncorvo, Bragança e Vila Flor ficaram isentos da 1.ª eliminatória da Taça Distrital.

As datas das restantes fases da competição também já são conhecidas, com os quartos de final a serem disputados em duas mãos, nos dias 14 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024, enquanto as meias-finais, também em duas mãos, estão marcadas para os dias 3 de março e 7 de abril de 2024. A final está agendada para o dia 5 de maio.

Assinaturas MDB