FUTEBOL

Bragança falha terceira vitória consecutiva e é empurrado para o último lugar (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2023-02-13 11:49

O Grupo Desportivo de Bragança desceu, este domingo, para o último lugar da Série A do Campeonato de Portugal ao perder, em casa, diante de um concorrente direto, o Monção, por 0-1, interrompendo, assim, a série de dois jogos consecutivos a vencer.

Em jogo de aflitos a contar para a 18.ª jornada, a equipa orientada por Pedro Rodrigues entrou melhor na partida e beneficiou de uma oportunidade de golo, logo ao minuto um, com Camará a não corresponder da melhor forma a um cruzamento de Kika.

A formação de Viana do Castelo respondeu com Batista, aos 4’, a testar os reflexos de Mesquita na sequência de um canto e, aos 8’, Luís Pedro a rematar forte, mas desenquadrado com a baliza brigantina.

Com o desenrolar do primeiro tempo, Pedro Faceira, árbitro de Vila Real, ganhou protagonismo e aqueceu os ânimos na bancada após a amostragem de cartão amarelo a Kika (24’), Pedro Miguel (37’) e Nuninho (45’).

No regresso dos balneários, o lateral direito do Bragança, David Carvalho, aos 48’, pediu grande penalidade, após derrube de Angel na área, e, aos 50’, servido por Rocha, ganhou caminho aberto para o golo, mas preferiu a assistência a Camará que falhou em ultrapassar Romana.

Na sequência do lance, o guarda-redes suplente dos canarinhos, André Reis, levou amarelo por verbalizar o seu descontentamento.

Do lado dos visitantes, Pelegrini mostrava-se intratável e somou oportunidades, aos 55’ e 68’, mas mostrou pontaria desafinada.

Aos 73’, surge o golo do Monção. O médio Luís Pedro, contratado ao Rio Ave (Sub-23), disparou sem hipóteses para Mesquita, num lance iniciado numa perda de bola de Hidélvis.

Minutos depois, aos 76’, e na sequência de um lance polémico na área do Monção, com Camará a ser derrubado por Pedreira, o treinador-adjunto Pedro Afonso foi admoestado com o cartão vermelho, numa clara demonstração de excesso de zelo do árbitro Pedro Faceira.

Após o apito final, Pedro Rodrigues, técnico do Bragança, falou que o Bragança se tornou um incómodo. “O Bragança começa a incomodar e isso prejudicou-nos. Não quero comentar a arbitragem e sim ser pragmático. É inegável o que todos viram neste estádio. Há três situações neste encontro onde o Camará é derrubado na grande área e nada é assinalado”.

Quanto ao jogo, Pedro Rodrigues lamentou alguma falta de serenidade para atingir a terceira vitória consecutiva. “Houve alguma falta de discernimento, com momentos em que jogámos mais com o coração do que com a cabeça. Não conseguimos materializar o que pretendíamos, ou seja, ter mais posse de bola e explorar as alas para conseguir finalizar,” lembrando que “estão 24 pontos em disputa e vamos lutar por todos os pontos”.

O técnico do Monção, Francisco Tobias, mostrou-se satisfeito com uma vitória que permite fugir ao último lugar. “É difícil jogar em Bragança, com adeptos a apoiar constantemente, mas conseguimos atingir o objetivo de levar os 3 pontos. As equipas que estão na zona de despromoção são obrigadas a vencer e não é fácil. Este jogo não resolve nada, mas dá novo alento a este balneário para enfrentar uma tarefa complicada,” afirmou.

Fotos: Guilherme Moutinho.

Assinaturas MDB