Bragança despede-se do Nacional de Sub-19 com derrota caseira (com galeria)
A formação de juniores do Grupo Desportivo de Bragança encerrou a sua participação na edição 2023/2024 do Campeonato Nacional de Sub-19 da 2.ª Divisão, neste sábado, com uma derrota caseira frente ao Mondinense, por 1-2, na 14.ª e última jornada da Série A da Fase de Manutenção.
Num encontro que juntou os dois últimos classificados da Série A, foi o ‘lanterna vermelha’ Mondinense a ser o mais feliz, aproveitando alguma apatia defensiva dos brigantinos para inaugurar o marcador, aos 10 minutos, por Leandro Martinho.
O Bragança 'arregaçou as mangas' e Cláudio Lopes, aos 15’, finalizou uma boa combinação ofensiva do conjunto canarinho.
O empate seria quebrado ao minuto 42 por João Freitas, que aproveitou uma bola dividida para garantir o primeiro e único triunfo do Mondinense nesta fase da competição.
No segundo tempo, o Bragança assentou arraiais no meio-campo defensivo do Mondinense, mas a finalização dos atacantes locais não foi feliz.
Nos descontos, o brigantino Alberto foi expulso e, após o apito final, Serginho, também do Bragança, viu o cartão vermelho, tornando a derrota ainda mais amarga.
No rescaldo da partida, o treinador dos juniores do Bragança, José Alonso, lamentou um resultado que considerou injusto. “Não foi a despedida desejada num jogo onde fomos a única equipa a querer jogar. Dois erros cometidos acabam por nos penalizar com a derrota e, apesar do resultado negativo, fica a imagem que estes jogadores do Bragança deixaram, mostrando o seu esforço e dedicação.”
No balanço do seu trabalho com a equipa, José Alonso elogiou a dedicação dos seus jogadores num cenário de relegação aos distritais já confirmada. “Desde que assumi a equipa, senti sempre que estes jogadores queriam aprender e evoluir. A sua dedicação em todos os jogos, mesmo quando a despromoção estava confirmada, foi evidente. É de louvar essa dedicação. Agora é levantar a cabeça e pensar no futuro. Aproveito para desejar a melhor sorte aos que terminam aqui o seu percurso na formação e aos restantes que continuem a trabalhar para no próximo ano serem campeões no Bragança.”
Para o treinador do Mondinense, Jorge Teixeira, foi uma despedida feliz aos nacionais. “Foi um bom jogo do Mondinense. Deslocámo-nos a Bragança com o intuito de trazer os três pontos. Estou muito orgulhoso com este desfecho de uma época muito difícil. Num clube sem história nos nacionais, sentimos dificuldades na adaptação a este nível competitivo, com um plantel com poucas opções e sem o apoio dos jovens locais. Acredito que fizemos bons jogos, apesar de não termos muitos treinos para aperfeiçoar processos. Foi importante terminar bem, apesar do último lugar e da relegação.”
Com as contas encerradas na Série A da Fase de Manutenção, o Bragança termina no 7.º e penúltimo lugar, com 10 pontos, enquanto o Mondinense ficou em último, com 9 pontos, ambos relegados.
Na Série A, descem também o Vianense (44 pontos) e o Fafe (36 pontos), enquanto o Moreirense (59 pontos), o AVS (59 pontos), o Merelinense (58 pontos) e o Vilaverdense (58 pontos) asseguram a manutenção.
Fotos: Guilherme Moutinho