ATLETISMO

Rui Teixeira vence São Silvestre de Mirandela à frente de Rui Muga

Publicado por Fernando Pires em Seg, 12/29/2025 - 21:22

A cidade de Mirandela acolheu a sétima edição da corrida de São Silvestre, no passado sábado, que ficou marcada pelo número record de participantes, superior a 600 atletas.

Na geral masculina, a prova foi ganha por Rui Teixeira, da Associação Desportiva de Vila Chã do Marão, enquanto no feminino, a primeira classificada foi Estela Melo, da União Desportiva de Várzea, que chegou de braço dado com a 2.ª classificada, Doroteia Peixoto, numa demonstração de ‘fair-play’. Ambas fizeram o tempo de 37 minutos e 18segundos, com a vencedora a ser encontrada pelo photo finish.

Rui Teixeira terminou os dez quilómetros do percurso citadino com o tempo de 30minutos e 59 segundos, menos 21 segundos do que Rui Muga, o mogadourense, que veste as cores do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que foi segundo classificado.O polaco Abderrahim Elasri fechou o pódio com o terceiro lugar. No setor feminino, Gabriela Almeida do MAC fechou o pódio no 3.º lugar.

Foi a estreia de Rui Teixeira na São Silvestre de Mirandela e logo com uma vitória. “Foi magnifico vencer. Gostei muito do percurso e não podia ter um melhor fim de ano do que este”, confessa.

Também Estela Melo participou pela primeira vez nesta prova e também foi chegar, correr e vencer. “Não esperava ganhar, mas adorei ter vindo e foi uma corrida feita sempre na companhia da Doroteia que fez uma belíssima prova e ambas merecíamos ganhar”, conta.

Se em 2024, tinham sido perto de 400 atletas, este ano chegou aos 600. “Significa que a São Silvestre é uma prova consolidada de Mirandela”, afirma Hélder Silva, do“Mirandela a Correr”, organizadora da prova com o apoio do Município.

Uma autêntica festa do desporto que cada vez cativa mais gente e Hélder Silva diz sentir um “enorme orgulho” em ver que, ano após ano, há cada vez mais gente a correr nas ruas da cidade já preparando esta prova mítica. “Quando iniciamos este clube, o Mirandela Correr, pouca gente havia na rua a fazer a prática de corrida, mas agora, tenho reparado, que já não é o que acontece. Há muita gente a correr nas ruas da cidade, mesmo com o intuito de participar na São Silvestre, estamos a ver uma cidade a mexer com o intuito de participar da corrida, o que é muito gratificante”, acrescenta.

Hélder Silva lembra que quando foi criado o “Mirandela a Correr”, sempre foi dito que“não é um clube para competição, não é o nosso ADN. O nosso ADN é o bem-estar, é as pessoas fazerem alguma prática de exercício e é o que se tem conseguido, o que é muito bom”, diz.

O percurso da prova, na distância de dez quilómetros, foi o mesmo das edições anteriores com partida e chegada ao Mercado Municipal e não apresenta grandes dificuldades para os atletas. O que, no entender de Hélder Silva, tem sido“determinante” para ter cada vez mais participantes. “Os atletas que têm vindo, já há algumas edições para cá, o que nos dizem é que há poucos circuitos como o nosso.

Porque aqui, por exemplo, no distrito de Bragança ou de Vila Real, o que acontece é que há algum desnível na prova. Não são provas tão planas como a nossa. E os atletas gostam disto, gostam do ritmo”, sublinha.

A vereadora do Desporto do Município não esconde a satisfação pelo que considera ser uma prova de “sucesso” e que, no entender de Vera Preto, “tem cada vez mais gente a participar, e isso é motivador para continuar, até porque Mirandela tem todas as condições para que estas modalidades”, sustenta.

A São Silvestre de Mirandela regressa no final de 2026.

Assinaturas MDB