Mirandela

Banho de multidão nas festas da cidade

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2022-08-10 14:51

Apesar de não haver números oficiais, o juiz da confraria de Nossa Senhora do Amparo não tem dúvidas em afirmar que a edição 2022 da festa de Mirandela, que terminou no passado domingo, “foi das mais concorridas dos últimos anos”.
Na hora de fazer o balanço dos 14 dias de festa, Sílvio Santos não tem dúvidas que 2022 ficará marcado como um dos anos com maior afluência de pessoas depois de dois anos sem poder festejar devido à pandemia. “Do primeiro dia ao último, foi evidente uma procura muito grande dos momentos da festa, mesmo antes dos concertos finais e se acrescentarmos a isto os momentos principais no último fim-de-semana com a marcha, os bombos, o fogo-de-artifício e a procissão foi notório que houve milhares de pessoas superando os números de 2019, 2018 e 2017, certamente, apesar de não termos registos oficiais”, adianta o juiz da confraria, que sublinha ainda o facto de este banho de multidão “não ter tido consequências negativas ao nível da segurança”.
Entretanto, o juiz da confraria faz questão de fazer um agradecimento especial aos moradores da zona verde mais afetados pelas festas: “Quero deixar o meu agradecimento e reconhecimento a todos eles porque saíram mais sacrificados com a realização as festas, mas é inevitável que alguns sejam mais prejudicados. Há uns anos foram os moradores da zona envolvente ao santuário, agora são estes e quem sabe no futuro poderão vir a ser outros, é inevitável”, diz.
Como nota de curiosidade, segundo apurámos, ao longo do período festivo, terão sido consumidos mais de 50 mil litros de cerveja só nos bares espalhados pela zona verde e parque do Império.
Caiu o pano sobre as festas de Mirandela em honra de Nossa Senhora do Amparo que regressam em 2023, de 25 de julho a 6 de agosto.

Assinaturas MDB