A opinião de ...

Os comboios portugueses

No passado mês de outubro de 2023. Sem crise declarada, o governador do PM António Costa, procedeu ao saneamento financeiro da CP (comboios portugueses) que tinha uma dívida histórica a rondar os 2 milhões de euros. Esta ação, é uma compensação pelas obrigações de “serviço Público” dos últimos 17 anos conforme estava previsto no Orçamento de Estado de 2023.
Deste modo o sexto polémico e então ministro João Galamba, anunciou em fins de outubro a vinda de 117 novos comboios, no valor de 819 milhões de euros.
Ao saneamento financeiro da CP iria concerteza ajudar uma total revisão ao transporte pela implantação da ferrovia em todo o País e deveriam por ser mais simples e menos caro em trás os montes reactivarem a linha do corgo e a linha do tua e saber para além de retomarem a continuidade da linha do poção, até à fronteira Barca de Alva.
Os espanhóis estão à espera.
O projecto então anunciado de se ligarem as cidades de Amarante, Vila Real, Macedo de Cavaleiros e Bragança, seria óptimo mas parece-nos não ser ainda possível, por ter muita exigência técnicas que iriam obrigar a um enorme projecto com prazos de execução difíceis de definir.
Ainda, e dentro realidades, como exemplo do acima aeroporto de Beja a que posto ao serviço, para servir entre outras coisas de alternar ao da Portela, requereu um TGV direto e aeródromo até ao aeroporto da Portela.
Quando é que isto irá acontecer ?
Entretanto continuam as dúvidas e não as certezas face à pesada herança deixada pelo governo socialista António Costa, onde ficará situado o 2 aeroporto de Lisboa.
A solução do Montijo, aproveitando-se a Base Aérea n6 com excelentes acessos quer pelo rio Tejo, quer pela ponte Vasco da gama, seria a mais fácil e mais barata .
Enfim o Dr Montenegro terá que equacionar estes problemas.
Mas finalmente a implantação da ferrovia, reactivando as linhas férreas que foram fechadas e criando outras para a indomável desenvolvimento do País. Fogo à peça

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