A opinião de ...

Democracia: Políticos, Polituqueiros e Politicoides

Completaram-se no passado mês de fevereiro, quarenta anos desde o dia em que Olof Palme, o Primeiro Ministro da Suécia, foi assassinado a tiro em Estocolmo.
Para lhe suceder, foi empossado poucos dias depois o Vice Primeiro Ministro e seu grande amigo Ingvar Carlsson, o qual, não obstante a situação delicada criada pelo assassinato de Olof Palme, durante as mais de quatro décadas em que esteve à frente dos destinos da Suécia, influenciou fortemente toda a política do seu país, acabando por se revelar um estadista de eleição e um dos maiores ícones da social democracia.
Não obstante já ter desempenhado vários cargos ministeriais, Ingvar Carlsson, apesar de assumir as novas funções, optou por continuar a vive no seu pequeno apartamento, de apenas oitenta metros quadrados, situado no rés do chão dum edifício popular na periferia de Estocolmo, no qual, imagine-se, só havia uma máquina de lavar roupa, que era utilizada por todos os condóminos, apartamento onde ainda continua a viver, composto por uma pequena divisão que faz de biblioteca e escritório, um modesto quarto de casal, um átrio de entrada e uma pequena cozinha. Sim, era mesmo só isto!
Duma importante entrevista concedida quando se aposentou, na impossibilidade de, por limitações de espaço, a poder transcrever na integra, para quem souber, quiser e puder interpretá-las, deixo à consideração algumas das respostas mais reveladoras da sua personalidade.
-A democracia é o melhor sistema político do mundo, único no qual todos os indivíduos podem assumir a responsabilidade pelo rumo da sociedade.
-A constituição duma democracia ética é obrigação de todos os indivíduos.
-Não se pode só criticar os políticos e esperar que os outros resolvam os nossos problemas.
-Os políticos devem praticar o que apregoam.
-A participação na política não é um caminho glamoroso.
-Quando soube da morte do meu amigo, porque não tinha, nem tenho, nenhuma limusine, aluguei um táxi para chegar mais depressa ao lugar do atentado.
-Os políticos não devem fazer belos discursos nem aproveitar os cargos para enriquecer, porque isso afeta a imagem dos políticos, mina a confiança na política e tem sérias consequências na democracia.
-Por ter sido ministro e primeiro ministro, nunca tive, nem tenho nenhumas regalias, como secretárias, carros, motoristas, seguranças ou assistentes e continuo a andar de autocarro ou a pé, o que faz muito bem à saúde.
- Como qualquer outro trabalhador, vivo apenas da reforma a que tenho direito.
Porque rareiam políticos como Ingvar Carlsson, a política foi tomada de assalto por uma chusma incontável de politiqueiros parasitoides que infestam e exploram, em proveito próprio, os cargos que vão tomando de assalto, é fácil compreender porque muitos governos não cumprem até ao fim os mandatos para que são eleitos e há cada vez menos países ricos e mais países pobres.

Edição
4080

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve