Projeto Há Festa na Aldeia pretende estimular populações em tempo de verão
Em tempo de romarias há uma iniciativa que pretende marcar pela originalidade as festas de verão estimulando as populações a recriar o seu quotidiano e dar a conhecer o que de melhor se faz em cada território.
"Há Festa da Aldeia" é um projeto da Associação de Turismo de Aldeia que junta três localidades no distrito de Bragança e que está a animou passado fim-de-semana a aldeia de Talhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
A iniciativa assenta a sua estratégia na teoria da mudança, um processo que está dinamizar as localidades através da interação dos seus habitantes, contrariando a tendência de promoção turística deslocada das suas gentes e ou da sua história.
"Esta é uma forma diferente de fazer a festa. Este conceito remete-nos para um tempo em que as festas eram feitas sem recursos a grande orquestra, conjuntos musicais ou nomes de panorama nacional da música. Há um pouco de ancestralidade neste tipo de iniciativa como a que assistimos aqui em Talhas", explicou músico Paulo Meirinhos, que acompanha este evento.
Para o participante, aqui puderam-se ver-se os produtos tradicionais, ouvir-se a música de antigamente, ao som dos instrumentos tradicionais.
"Estas festas atraem gente de fora e mostram novidades a quem vem de outros pontos do país, como é o caso, dando a conhecer uma realidade cultural que há muito se encontra no álbum das recordações ", vincou.
Quem não cabe em si de satisfeito é o presidente da Junta de Freguesia de Talhas, Inácio Roma, que relatou que esse conceito é uma novidade e que "em boa hora chegou" à aldeia, para a população mostrar todo o seu potencial.
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)