Macedo de Cavaleiros goleia IPB e segura segundo lugar na Divisão de Honra
O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros confirmou o favoritismo na receção ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB), ao vencer por 7-1, em jogo da 13.ª jornada da competição, mantendo-se firme na luta pelo segundo lugar.
Antes do apito inicial, o encontro ficou marcado pela homenagem ao capitão macedense João Caravana, que completou 100 jogos pelo clube.
Com a bola a rolar, a equipa da casa abriu o marcador logo aos 3 minutos, com Henrique a finalizar uma boa jogada com Schiavo. O IPB tentou reagir e, aos 22 minutos, protagonizou uma situação polémica, pedindo cartão vermelho para o guarda-redes Caio, por alegada mão fora da área, mas o lance não foi assinalado. Poucos segundos depois, Schiavo marcou o segundo golo macedense, com um remate acrobático após transição rápida.
A equipa estudantil não baixou os braços reduziu a desvantagem aos 37 minutos, por Simão Herdeiro, mas no reatamento o Macedo voltou a marcar cedo, com Henrique a bisar aos 46 minutos. A expulsão do ‘estudante’ Lenine aos 57 minutos, por mão na área, originou grande penalidade convertida por Schiavo, que ainda assinou o quinto golo aos 62 minutos.
A goleada ficou completa com os tentos de Afonso Martins (70’) e Leo (84’).
Nas declarações após o encontro, o treinador do Macedo de Cavaleiros, André Mogrão, apontou a experiência da equipa como fator decisivo. “O IPB é uma equipa em crescimento e até criou algumas dificuldades na primeira parte. Na segunda, a experiência e a condição física da minha equipa foram determinantes, apesar de alguns jogadores apresentarem sinais de desgaste devido ao estado do relvado. Conseguimos apresentar futebol organizado, refletindo o trabalho realizado durante a semana. É importante manter o segundo lugar e, ao mesmo tempo, somar boas exibições e mostrar empenho nos treinos.”
O técnico do IPB, Rafael Nascimento, mencionou a diferença de competitividade entre os plantéis, criticando também a não utilização do campo sintético disponível. “O resultado reflete a maior experiência e competitividade do Macedo, que dispõe de recursos diferentes dos nossos. Jogámos três partidas no espaço de uma semana e aqui enfrentámos um campo impraticável, apesar de termos ao lado um sintético em melhores condições, que poderia ter proporcionado outra qualidade de jogo. A entrada na partida foi complicada e o desgaste físico e emocional fez-se sentir, mas acreditamos que vamos evoluir e tornar-nos cada vez mais competitivos.”
Com esta vitória, o Macedo de Cavaleiros mantém-se no segundo lugar, com 23 pontos, enquanto o IPB permanece sem pontuar, após a aplicação de castigos administrativos que resultaram na retirada de nove pontos.
Fotos: Guilherme Moutinho



