Presidente da Distrital do PSD responde à homóloga do PS após as críticas feitas devido ao encerramento do BUPi
O presidente da Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata (PSD), Hernâni Dias, respondeu, em comunicado, à presidente da Federação Distrital do Partido Socialista (PS), Berta Nunes, que na semana passada tinha deixado críticas ao encerramento do Balcão Único do Prédio (BUPi) no concelho de Bragança, anunciado pela autarquia.
“A Comissão Política Distrital de Bragança do PSD vem, por este meio: Informar que, antes de denunciar a situação, o presidente da Câmara Municipal de Bragança fez todas as diligências necessárias, junto das entidades competentes, na tentativa de encontrar uma solução para evitar o encerramento do Balcão de Bragança”, lê-se no comunicado.
Neste documento, o PSD vem “denunciar e condenar o comportamento da Presidente da Federação Distrital do PS, também deputada na AR [Assembleia da República], que deveria ter a atitude de defender os interesses da região pela qual foi eleita e não de criticar um autarca que defende o seu concelho e os seus munícipes”.
Para além disso, o PSD lamenta “que a Presidente da Federação do PS, deputada da AR, sofra já da doença do centralismo e se esqueça da região”, acusando ainda Berta Nunes de tentar “confundir os cidadãos, alijando as responsabilidades do Governo, no que concerne à realização do cadastro predial do território, que cabe por inteiro ao Governo e não aos Municípios”.
Neste documento, a estrutura do PSD presidida por Hernâni Dias diz ainda “lamentar que a presidente da Federação do PS não tenha defendido, durante o tempo que ocupa o lugar de deputada na AR, nem o concelho de Bragança nem qualquer outro, como é sua obrigação, nem se tenha preocupado com este assunto e venha, apenas, em defesa da atuação negligente do Governo nesta matéria, que, até ao momento, não encontrou uma solução para o problema denunciado”.
Diz ainda o mesmo comunicado que o PSD lamenta “que a presidente da Federação do PS, de forma gratuita, tente intrometer-se na gestão do concelho de Bragança, para a qual não lhe é reconhecida nem legitimidade nem autoridade”.
Neste comunicado do PSD, Hernâni Dias vem, ainda, “sugerir à presidente da Federação Distrital do PS que faça alguma coisa pela região que a elegeu e se manifeste contra a inação do Governo na resolução deste assunto, deixando de ser a porta voz deste e passe a ser a porta voz dos cidadãos do território, que serão prejudicados pela inoperância do Governo Socialista, que não antecipa os problemas e não os resolve em tempo útil, como é o caso do eBUPI”.
O mesmo documento espera, ainda, “informar a presidente da Federação do PS de que falta de respeito pelos munícipes é aquilo que ela própria e o Governo estão a fazer ao não resolver o assunto, nem apontar uma data para o resolver, com todos os constrangimentos que esta situação acarretará para os munícipes”, em resposta àquilo que Berta Nunes considerou ser uma “falta de respeito pelos munícipes de Bragança” ao encerrar o balcão.
Em causa está o final do contrato de financiamento deste projeto na passada sexta-feira entre Governo e autarquias.
Berta Nunes garantiu que o novo financiamento estará “para breve” e “a cem por cento”, considerando, por isso, que o encerramento do BUPi em Bragança anunciado por Hernâni Dias a partir de 30 de junho mostrava “falta de respeito pelos munícipes”.