TÉNIS DE MESA

João Geraldo começa a aventura nos Jogos Olímpicos Paris 2024

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2024-07-24 17:49

Mirandela vai estar representada nos Jogos Olímpicos Paris 2024 que decorrem a partir desta sexta-feira (26 de julho) até 11 de agosto.

Entre os 73 atletas, espalhados por 15 modalidades, que constituem a delegação Portuguesa – recebida na segunda-feira pelo Presidente da República – está João Geraldo, o mesatenista formado no Clube Ténis de Mesa (CTM) de Mirandela, agora atleta profissional que representa o Les Loups D`Angers, França, que vai fazer parte da equipa masculina de Portugal.

Também a treinadora da equipa feminina do CTM Mirandela, Xie Juan, vai marcar presença nos Jogos Olímpicos de Paris como treinadora das duas atletas femininas (Shao Jieni e Fu Yu) que participam na competição na vertente de singulares.

Depois de ter sido suplente no Rio'2016 e em Tóquio'2020, João Geraldo, de 28 anos, 72.º do ranking, entra na equipa, algo com que "já estava a contar", fruto dos resultados do ciclo olímpico. “Estou muito orgulhoso por representar Mirandela e o meu país nos Jogos Olímpicos”, adianta.

Nesta que é a maior competição do planeta, Geraldo sonha com a possibilidade de subir ao pódio. “Atualmente, estamos no oitavo lugar do ranking mundial, pelo que é legítimo pensar que poderá ser possível chegar, pelo menos à medalha de bronze. Esta equipa já merece”, adianta o mirandelense.

Recorde-se que João Geraldo ficou em nono lugar, no Campeonato do Mundo (individual) que decorreu em Durban, na África do Sul, em 2023, igualando a melhor prestação de sempre de um português num mundial.

No seu palmarés também consta o título europeu ao serviço da seleção nacional, em 2014, e a medalha de ouro na estreia dos jogos europeus, em Baku, no Azerbeijão, em 2015.

João Geraldo já foi campeão nacional de França pelo Angers, que representa há sete temporadas, depois de ter estado cinco épocas na Alemanha, onde teve a sua primeira experiência como profissional.

Antes disso, Geraldo representou durante 11 anos as classes de formação do Clube Ténis de Mesa de Mirandela.

Assinaturas MDB