GNR juntou mais de duas mil crianças no seu Dia Aberto
O Dia Aberto do Comando Territorial de Bragança da Guarda Nacional Republicana (GNR) juntou, na passada sexta-feira, mais de duas mil crianças no quartel, em Bragança, para várias atividades.
“O ‘open day’ já é um marco aqui na comunidade escolar de muitos dos concelhos do distrito de Bragança. É percetível que muitas crianças aguardam com expetativa este momento. A GNR abre as suas portas à comunidade e é uma forma clara de mostrar aquilo que somos, o que é a essência da Guarda, esta ligação permanente com as crianças, com os jovens, com o cidadão, na perspetiva de colaborar para a sua edificação enquanto seres humanos. É uma perspetiva muito boa e importante. Sabemos que temos tido resultados muito positivos”, sublinhou o Comandante, Tenente-Coronel António Lobo de Carvalho.
Ao longo de todo o dia, as crianças tiveram a oportunidade de participarem em atividades normais da GNR e assistir a diversas demonstrações, realizadas por diversas equipas especializadas.
“Destaco meios relacionados com a nossa atividade operacional, da área do trânsito, fiscalização rodoviária, carros, motas, uma equipa especial que tem a missão de trabalhar engenhos explosivos. Temos elementos da cavalaria, da intervenção, da cinotecnia, com demonstração de cães, e depois temos o apoio da Guardia Civil espanhola que trazem grande parte das suas capacidades.
Da GNR, temos uma equipa especial de resgate em montanha, que todos os anos nos apoiam”, explicou António Lobo de Carvalho.
Para além disso, à disposição das crianças estiveram diversos insufláveis e a escolinha de trânsito, “que tem a capacidade de ser lançada durante o ano nas múltiplas atividades nas múltiplas escolas de todos os concelhos do distrito”, frisou o Comandante.
Numa altura de verão, António Lobo de Carvalho disse ainda estar tudo a postos para a época crítica de incêndios.
“Estamos sempre preparados para os desafios. Vamos ter agora uma época de muito rigor e vamos ter de estar presentes. Não só em tudo o que está relacionado com os incêndios rurais mas pelo facto de cada vez mais este território ser visitado pelos turistas e por um turismo ecológico. Estamos todos muito bem coordenados e com um planeamento agilizado”, garantiu.
Equipa de intervenção reforçada este ano
Anunciada há um ano em primeira mão no Mensageiro, a equipa de intervenção criada neste comando com dez elementos vai, este ano, ver a sua capacidade reforçada. “Conseguimos garantir permanentemente o que chamamos de um apoio operacional às equipas que trabalham diariamente no sistema de policiamento normal e conseguimos providenciar mais segurança, uma presença maior em toda a territorialidade do distrito. Prevemos que esta força seja, este ano, ampliada para o dobro, passar de dez para 20 elementos. Esse é o nosso objetivo”, disse o Comandante, António Lobo de Carvalho.