FUTEBOL

GD Bragança perde dérbi com o Montalegre e cai para o quarto lugar

Publicado por Guilherme Moutinho em 12-10-2026 13:11

O GD Bragança sofreu este domingo a primeira derrota no Campeonato de Portugal, ao perder por 0-2 frente ao Montalegre, no dérbi transmontano da quinta jornada da Série A. O resultado fez a equipa brigantina descer ao quarto lugar, com 10 pontos, enquanto os barrosões subiram à sexta posição, com nove.

Antes do apito inicial, as equipas entraram em campo acompanhadas por mulheres vestidas de rosa, numa iniciativa integrada no Outubro Rosa. A receita da bilheteira reverteu a favor da Delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A primeira parte foi equilibrada e teve poucas oportunidades claras de golo. Aos 14 minutos, Pipo obrigou Dani a uma boa defesa, num dos lances de maior perigo antes do intervalo.

O Montalegre chegou à vantagem no segundo tempo, aos 49', por Diogo Carvalho, que aproveitou uma segunda bola após um alívio de André Reis para marcar com um remate em 'vólei'.

O jogo aquecia e, aos 61 minutos, Fernando Aguiar, treinador-adjunto dos barrosões, era expulso por palavras.

Na reta final, o GD Bragança pressionou em busca de outro resultado, mas encontrou em Dani um obstáculo para as suas aspirações. Varela viu um golo ser anulado e, pouco depois, acertou no poste.

Já aos 90+5 minutos, Ventura roubou a bola a Kika no meio-campo e, numa transição rápida, fixou o resultado em 0-2, num balde de água fria para o GD Bragança, que ainda procurava somar pontos.

Na sequência deste lance, Tony Afonso, diretor-desportivo do GD Bragança, recebeu ordem de expulsão.

No final da partida, André Irulegui reconheceu que a equipa esteve abaixo do nível habitual, embora considere que poderia ter conseguido outro resultado. "Nesta competição, os jogos são muito equilibrados. As equipas adversárias são tão competentes que, quando baixamos um bocadinho o nível, o adversário aproveita», afirmou o treinador do GD Bragança.

Sobre a reação na segunda parte, o técnico explicou que "naturalmente, por estarmos em casa e com o resultado desfavorável, vamos para cima do adversário. Mas aí jogámos no risco. Penso que tivemos três oportunidades claras de golo que o guarda-redes do Montalegre negou. Merecíamos algo mais, mas o resultado é que conta".

André Irulegui afastou, contudo, a ideia de que a derrota represente uma quebra no percurso da equipa. "Sempre disse à minha equipa que estes domingos podem acontecer. É muito difícil atravessar um campeonato sem ter maus dias. Fizemos um jogo abaixo do que vínhamos a mostrar, principalmente em termos anímicos e da agressividade que costumamos ter", reconheceu.

O treinador brigantino apontou agora à terceira eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, na qual a equipa visita o União de Leiria, da Segunda Liga, a 17 de outubro. "Temos de levantar a cabeça. Há uma Taça para trabalhar e faz parte do percurso. Ir a Leiria líder não é o mesmo que ir a Leiria em quarto", afirmou.

Do lado do Montalegre, José Viage considerou que os três pontos foram justos, apesar de reconhecer a importância das intervenções do guarda-redes Dani. "O Montalegre fez um grande jogo contra uma grande equipa. Considero que o resultado foi justo, porque fez um grandíssimo jogo e os três pontos assentam muito bem. É verdade que há dois lances onde o Dani esteve bem, mas o Montalegre também teve situações em que podia ter feito mais golos e não fez. É o futebol", afirmou.

O treinador confirmou que a intensidade faz parte da identidade da equipa e explicou que o Montalegre preparou o encontro tendo em conta as características do adversário."Sabíamos muito bem como o Bragança joga e como normalmente entra nos jogos, com muita paixão, muita determinação, muita intensidade, uma equipa muito solidária. Sabíamos que ia ser difícil, mas a nossa equipa veio aqui sem medo", declarou.

Sobre a importância de vencer o então líder invicto, José Viage valorizou sobretudo os pontos conquistados. "Foi só um jogo, são três pontos contra uma grande equipa. Como é lógico, ganhar ao primeiro classificado, que era o Bragança, sem derrotas, também nos diz que a nossa equipa tem capacidade para competir com os melhores".

O GD Bragança volta a jogar para o Campeonato de Portugal a 25 de outubro, com uma deslocação ao terreno do Maria da Fonte.

Fotos: Guilherme Moutinho

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve