Diocese presente na JMJ a vários níveis
A diocese de Bragança-Miranda esteve presente na Jornada Mundial da Juventude a diferentes níveis. Desde logo, com a participação de um grupo de cerca de 400 peregrinos, inscritos através do Comité Organizador Diocesano, ao qual se juntaram peregrinos de vários pontos da diocese.
Também participaram no coro da JMJ seis elementos de Bragança-Miranda bem como 13 voluntários (entre chefes de equipa e voluntários paroquiais).
A diocese de Bragança-Miranda esteve, ainda, responsável pelos três encontros rise up na paróquia da Bobadela, com sacerdotes no atendimento na confissão, animação das eucaristias ou a coordenação de três catequeses.
Também da diocese de Bragança-Miranda é o Pe. José Luís Pombal, natural de Mós, em Torre de Moncorvo, mas que está no Vaticano ao serviço da Cúria Romana e que foi designado para acompanhar o Papa Francisco na visita a Portugal, precisamente pelo conhecimento do país e da língua, servindo, em muitas situações, de tradutor entre o Santo Padre e diversas entidades.
A Ir. Conceição Borges, responsável pelo COD de Bragança-Miranda, faz, por isso, um balanço “muito positivo” desta JMJ. “Foi magnífico. Sentir o apoio dos municípios, das autoridades, da Igreja, um sentido de família que ultrapassou as fronteiras de língua e da cultura. Rejuvenescer da pastoral juvenil. Todo o país participou o alcance e um rosto mais vivo e mais jovem da Igreja.
Dá novo fulgor à diocese. A parte mais difícil vem agora, para não deixar que a JMJ seja apenas um evento”, sublinhou.
No entanto, “o trabalho anterior permitiu que se criassem laços” entre todos, pelo que “o balanço é surpreendentemente positivo, mesmo enquanto Secretariado”