Acidente de trator em Podence provocou oitava vítima mortal este ano no distrito de Bragança
Um homem morreu esta segunda-feira num acidente de trator na aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros. O alerta foi dado por volta das 9h30.
A vítima, com cerca de 80 anos e residente na aldeia de Podence, estaria a realizar trabalhos agrícolas quando o trator resvalou e capotou, deixando o condutor debaixo da viatura.
No local esteve o helicóptero do INEM e 13 homens dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros, apoiados por três viaturas, mas a vítima não resistiu à gravidade dos ferimentos e o óbito foi declarado no local pelo médico do INEM.
A vítima era agricultor reformado, tinha sobrevivido a um cancro há pouco mais de um ano e era antigo artesão de máscaras de caretos, o ex-libris da aldeia.
Esta é a oitava vítima mortal registada em acidentes com tratores ou alfaias agrícolas no distrito de Bragança.
Em 20 de junho, um homem, de 80 anos, faleceu quando operava um trator durante um corte de lenha.
Já no fim de semana anterior, uma mulher de 85 anos foi atropelada mortalmente por um trator em Gralhós, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Antes disso, em maio, um homem, com cerca de 45 anos, acabou por falecer no hospital após o trator com que operava ter caído numa ribanceira.
A 21 de abril, um homem com 80 anos morreu na aldeia de Faílde, também no concelho de Bragança, vítima de um acidente com trator. No mesmo dia um agricultor de 70 anos acabou também por falecer devido aos ferimentos provocados pelo trator, após um acidente, na aldeia de Nabo, no concelho de Vila Flor.
No passado dia 24 de abril outro homem, com 68 anos, ficou ferido com gravidade depois de ter sido atropelado pelo trator que conduzia e tinha estacionado num campo agrícola em Alvites, em Mirandela. A vítima foi transportada para o Hospi- tal de S. João, no Porto, onde acabou por falecer uma semana depois.
Ainda no início de abril, uma criança de nove anos morreu esmagada por uma charrua de um trator que lhe caiu em cima quando brincava de volta da alfaia.