FUTEBOL DISTRITAL

Vinhais segue em frente após vitória caseira diante do Moncorvo (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-12-09 16:31

O Futebol Clube Vinhais garantiu a passagem aos quartos de final da Taça Distrital da AF Bragança ao vencer, este domingo, em casa, o Grupo Desportivo Torre de Moncorvo por 3-1, na 2.ª mão da 1.ª eliminatória da prova rainha do futebol brigantino.

A equipa vinhaense entrou no Estádio Municipal de Vinhais confortável com a vantagem de 2-0 trazida do jogo da primeira mão, em Moncorvo. Marco Mobil, treinador dos vinhaenses, aproveitou para realizar algumas alterações no onze habitual.

No primeiro tempo, o Moncorvo tentou contrariar o favoritismo do adversário. Apesar de poucas oportunidades de golo, a equipa visitante adiantou-se no marcador aos 40 minutos, quando Marcelo aproveitou uma recarga após um livre batido por Túlio.

A equipa moncorvense viveu o seu melhor momento e, aos 43’, Túlio fez estremecer a baliza de Antenor, com um remate que acertou na quina do poste.

No regresso dos balneários, o Moncorvo voltou a ameaçar, com Marcelo a rematar ao ferro aos 59’, novamente na sequência de um livre, desta vez cobrado por Serginho.

Contudo, o Vinhais reagiu e acabou por confirmar o apuramento com uma reviravolta no marcador. Aos 75’, Diogo Souza igualou a partida com um remate à boca da baliza, após um excelente trabalho de Abbas na linha de fundo. Dois minutos depois, o próprio Abbas marcou, num lance que gerou protestos do banco visitante, alegando obstrução ao guarda-redes Gabriel. Ismael fechou as contas aos 90’+5, aproveitando o desgaste físico dos adversários.

No final do encontro, Marco Mobil destacou a justiça do triunfo. "O objetivo de ultrapassar esta eliminatória foi cumprido, num jogo com duas partes distintas, mas com o mesmo denominador. Mesmo indo para o intervalo em desvantagem, nunca senti a equipa inferior, apesar de alguma passividade na recuperação e na reação à perda de bola. Na segunda parte fomos mais agressivos na pressão e justificámos inteiramente a vitória."

Sobre as alterações na equipa, Mobil explicou. "O Vinhais tem um plantel vasto, com muitos jovens, mas neste jogo foram escolhidos os que mereceram pelo trabalho realizado durante a semana. Estão todos de parabéns."

Os quartos de final da Taça Distrital já estão definidos, com o Vinhais a medir forças com o Mirandela, adversário da próxima jornada no campeonato distrital. "Vamos defrontar um dos candidatos ao título, mas o Vinhais não tem esse objetivo. Queremos ser competentes em todos os jogos," concluiu o técnico vinhaense.

Do lado do Moncorvo, Pedro Palhau elogiou a primeira parte da sua equipa. "Foi um jogo difícil, até pelo resultado desfavorável da primeira mão, mas estivemos bem na adaptação ao adversário. No primeiro tempo fomos superiores e conseguimos um golo, além de uma bola na trave. Na segunda parte, tivemos oportunidades para aumentar a vantagem, mas o empate do Vinhais desorganizou-nos. Com o jogo mais partido, sofremos os restantes golos, num momento em que aproveitei para rodar a equipa."

Sobre os desafios enfrentados, Palhau mostrou-se confiante para a segunda volta. "Temos atravessado um período complicado, com lesões que dificultam a estabilidade da equipa. No entanto, acredito que podemos mostrar uma evolução significativa na segunda metade da época e sair do fundo da tabela."

No outro encontro da 1.ª eliminatória, o Macedo de Cavaleiros venceu o Argozelo por 2-3, confirmando a passagem aos quartos de final com um agregado de 5-2. Os golos da equipa macedense foram apontados por Edison, aos 5 minutos, Mantorras, aos 47’, e Henrique, aos 81’, enquanto Jonathan, também aos 47’, e Costinha, aos 84’, de grande penalidade, reduziram para a equipa da casa.

Os quartos de final da Taça Distrital terão início a 12 de janeiro de 2025, com a segunda mão marcada para 9 de fevereiro, sendo os embates desta fase: Vinhais x Mirandela, Macedo de Cavaleiros x Carção, Estudantes Africanos x Cachão e Rebordelo x Mirandês.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB