FUTSAL DISTRITAL

Vila Flor vence Academia de Bragança e encurta distância para os líderes

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 11/01/2025 - 22:31

O Vila Flor Sport Clube somou uma vitória convincente, este sábado, na saída ao Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, em Bragança, ao bater por 1-5 a Academia de Bragança, em jogo da 5.ª jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Honra de futsal.

A equipa da casa até entrou melhor no encontro ao inaugurar o marcador logo aos três minutos, por intermédio de Arthur, a surpreender a defesa vila-florense. Em vantagem, o conjunto brigantino recuou linhas e apostou num bloco mais compacto, procurando travar o ataque adversário.

A estratégia, contudo, durou pouco e, aos nove minutos, Tim restabeleceu a igualdade na recarga a um primeiro remate defendido.

A reviravolta surgiu ainda antes do intervalo, aos 17 minutos, quando Fabricio, ao segundo poste, concluiu com eficácia um passe de Tony.

No segundo tempo, o Vila Flor ampliou a vantagem, por Tony, aos 24 minutos, na sequência de um pontapé de canto.

A Academia de Bragança tentou reagir procurando transições, tendo estado perto do golo aos 27 minutos, quando Edgar atirou ao poste. No entanto, a eficácia esteve do lado visitante; aos 35 minutos, Fabricio assinou um belo golo, fazendo o 1-4 com um chapéu ao guarda-redes Chico.

O resultado foi fixado aos 39 minutos, com Tony a bisar e a selar a vitória por 1-5.

No final do encontro, Ricardo Pires, responsável da equipa brigantina, reconheceu as dificuldades de adaptação do grupo à modalidade.“Esta é uma equipa onde a maioria dos jogadores não tem bases de futsal, o que é uma dificuldade enorme nesta fase. Mesmo assim, a equipa apresenta evolução, mas é necessário mais intensidade defensiva e não podemos falhar tanto como neste jogo”, afirmou.

Do lado vencedor, o treinador Tozé Franco destacou o talento da sua equipa.“Apesar da desvantagem inicial, estivemos sempre a controlar a partida. Após a reviravolta, conseguimos gerir o jogo com tranquilidade. Esta equipa tem muito talento, mesmo com pouco tempo de trabalho. Não estabelecemos objetivos, mas há qualidade e queremos mostrá-la nos próximos jogos.”

Henrique Marçal, presidente da recém-criada Academia de Bragança — clube que sucede aos extintos Pioneiros de Bragança —, sublinhou o caráter de reconstrução do projeto. “Este é um ano zero, em que procuramos uma evolução contínua, aproximando o clube do bom trabalho realizado no passado pelos Pioneiros. Não podíamos deixar o clube desaparecer, pela sua história e importância para a cidade.”

Com este resultado, o Vila Flor Sport Clube sobe ao quinto lugar da tabela, com 9 pontos, ficando a somente um ponto dos líderes Alfandeguense e CB Alfândega da Fé. A Academia de Bragança mantém os 3 pontos e ocupa o nono lugar.

Na próxima jornada, agendada para 7 de novembro, o calendário indica os seguintes encontros: Futsal Mirandela–Freixo; Miranda do Douro–Sport Moncorvo; Vila Flor–Torre Dona Chama; Águia FC Vimioso–Alfandeguense; e Arnaldo Pereira–Academia de Bragança.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

.

Assinaturas MDB