Terra Natal atraiu mais 110 mil pessoas e dinamizou o turismo

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-01-12 10:21

Mais de 110 mil pessoas passaram pela ‘Bragança Terra Natal e de Sonhos’, iniciativa que terminou no passado domingo. Tratou-se da edição “mais participada de sempre”, informou fonte da Câmara Municipal.
A iniciativa que decorreu entre 1 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, “dinamizou o turismo e a economia da região”, acrescentou a mesma fonte.
Pela Pista de Gelo, o principal atrativo, passaram no total 30.527 patinadores, mais 6.006 do que o anterior melhor ano (2019), o que representa um aumento de cerca de 24,5%.
Em média, diariamente, 783 pessoas visitaram Bragança para deslizar na famosa Pista e ‘funtrack’.
Foi precisamente a pista de gelo que atraiu Juan González, um Zamorano de 10 anos, que veio passar um sábado inteiro a Bragança para patinar. “Gostei muito e passei aqui um bom bocado. Já tinha pedido aos meus pais para vir e desta vez consegui convencê-los”, explicou o adolescente.
O pai de Juan, Paco González, explicou ao Mensageiro que a família aproveitou ainda para passear por Bragança. “Visitamos a cidade, alguns monumentos, e aproveitamos para almoçar. Gostamos muito da comida desta zona. A cidade está a uma hora de Zamora”, referiu.
O turismo também beneficiou da animação natalícia.
Segundo as contas da autarquia em Dezembro o Posto de Turismo de Bragança registou mais de 1.000 atendimentos, dos quais 73% oriundos de Espanha), o que representa um crescimento de mais de 10%, face a igual período de 2019 (pré pandemia). “A afluência de turistas, muitos dos quais espanhóis e nacionais, nomeadamente da Área Metropolitana do Porto, Braga, Guimarães, Aveiro e do distrito de Bragança, atraiu gente para o centro urbano e a magia de Bragança, Terra Natal e de Sonhos”, informou a Câmara dando ainda conta que o alojamento, especialmente as unidades de turismo rural e a restauração do centro urbano, também, registaram um aumento na procura.
A passar as férias de Natal em Bragança Patrick Silva, 13 anos, deslocou-se à pista de gelo para se divertir. “Gostei. Foi a primeira vez que vim porque normalmente não venho de férias para cá no Inverno. É fixe”, disse o jovem, filho de emigrantes em França.

Assinaturas MDB