Seca e aumento dos fatores de produção levam pastores a fazer contas ou desistir da atividade
Apesar da chuva que caiu no mês de março os criadores de ovinos de raça churra mirandesa mostram-se preocupado em relação ao futuro, devido à escalada de preço dos combustíveis, rações ou nitratos, não só pelas contingências da pandemia, mas também os danos colaterais da guerra na Ucrânia.
“A churra mirandesa tem assistido a uma diminuição do efetivo. A componente pecuária é sempre uma parte complicada de cativar gente jovem. Já a chuva de março foi, claramente, insuficiente. Se a isto acrescentarmos o aumento dos custos dos fatores de produção há muitos produtores com vontade em desistir”, disse a secretária técnica da Associação Nacional de Criadores de Raça Churra Mirandesa, Andrea Cortinhas.
Preocupações manifestadas, durante o Concurso Nacional de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa, que decorreu no passado domingo, em Malhadas, no concelho de Miranda do Douro e que juntou 74 animais divididos por várias secções, numa certamente que é também uma festa de convívio para os produtores.
“Estamos a tentar convencer os criadores para manterem a suas produções, mas estamos com falta de argumento para os motivar. A idade também já pesa em alguns produtores e sem ter medidas de apoio não é fácil cativar os mais jovens para este setor”, explicou a responsável.
Por seu lado, a presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, disse que se tem apostado no apoio à sanidade animal que já vem de anos anteriores e tentar aumentar os montantes. “Estamos atentos e com este tipo de iniciativas que promovam as raças autóctones e vamos continuar a apoiar estes eventos”, frisou a autarca.
O Cão de Gado Transmontano, uma raça antiga, possante e funcional que desempenha, de forma exemplar, a função de guarda, sendo particularmente utilizado para defender rebanhos de ovelhas e cabras, e desde a antiguidade que acompanha, de forma vital, os pastores da região estiveram igualmente em destaque, num concurso que premiou os melhores exemplares da região.