Mirandela

Pelouros da Câmara distribuídos pelos três vereadores do PS

Publicado por Fernando Pires em Ter, 11/04/2025 - 16:30

A primeira reunião do novo executivo da Câmara de Mirandela já aprovou a distribuição dos 37 pelouros pelos três membros eleitos pelo Partido Socialista nas autárquicas de 12 de outubro: Vítor Correia, Presidente da Câmara, Orlando Pires, que fica como Vice-Presidente, e Vera Preto vereadora a tempo inteiro.

Tal como tinha anunciado, na passada quarta-feira, à margem da tomada de posse, Vítor Correia vai arriscar, pelo menos por agora, governar a Câmara de Mirandela sem maioria. Os restantes quatro vereadores não vão ter qualquer pelouro atribuído: Paulo Pinto, Helena Chéu, Cristina Passas (eleitos pela AD) e Luís Saraiva, eleito pelo Chega (mas que já passou a independente após se ter desfiliado do partido de André Ventura).

Na reunião desta segunda-feira, foi aprovada, por unanimidade, dos sete membros do executivo municipal, a distribuição de pelouros apresentada.

O presidente, Vítor Correia fica com 16 pastas: Equipa Multidisciplinar de Empreendedorismo e Inovação Agrícola; Proteção Civil; Serviço de Veterinária, Gabinete Jurídico; Gabinete de Apoio às Freguesias; Gabinete de Comunicação e Relações Públicas; Águas e Saneamento; Ambiente; Manutenção e Edifícios; Armazém e Gestão de Frota; Biblioteca; Património Cultural; Turismo; Saúde; Eventos; Gestão de Recursos Culturais.

O Vice-Presidente, Orlando Pires, tem 13 pelouros atribuídos: Equipa Multidisciplinar de Gestão Integrada de Investimentos; Licenciamento de Obras Particulares (Urbanismo); Planeamento e Gestão Territorial; Reabilitação do Centro Histórico; Obras e Empreitadas Municipais; Estudos e Projetos; Energia; Contabilidade e Tesouraria; Expediente, Património e Arquivo; Gabinete de Apoio ao Munícipe; Contratação Pública; Recursos Humanos; Informática e Telecomunicações.

Finalmente, Vera Preto fica com 8 pelouros: Fiscalização; Sistema de Gestão Integrada; Formação; Higiene e Segurança; Educação; Desporto e Juventude; Ação Social; Residência de Estudantes.

Outro dos pontos aprovados, por unanimidade, foi a constituição da equipa do Gabinete de Apoio à Presidência (GAP) e à Vereação.

Eurico Carrapatoso foi nomeado Chefe de Gabinete de Vítor Correia, enquanto Sónia Mota será a secretária do GAP. Como secretária de apoio à vereação foi nomeada Lénia Remondes.

Ficou ainda decidido que as reuniões do executivo vão ter uma periodicidade quinzenal, às quintas-feiras à tarde, tal como no anterior mandato.

Assinaturas MDB