Freixo de Espada à Cinta

Nuno Ferreira “quer” a regionalização para desenvolver o Interior

Publicado por Fernando Pires em 27-08-2026 09:33

O Presidente do Município de Freixo considera que tem sido “fenomenal” o papel das Câmaras, Assembleias Municipais e Juntas de Freguesia no desenvolvimento do Interior, mas é preciso dar um novo passo: “avançar para a regionalização”, diz Nuno Ferreira.
“Em Lisboa, pegam muita na régua e esquadro e falam a partir dali. Não podemos olhar para o Interior como números. Têm de sair dos gabinetes e vir ao território para ver o que se passa”, sustenta o autarca socialista que lidera o executivo desde 2021.
“É fazer aquilo que fazem com os Açores e a Madeira, onde o Governo Regional tem autonomia própria. Se derem as mesmas igualdades de oportunidades financeiras aqui para a nossa região, não tenho a menor dúvida de que qualquer um dos meus colegas saberá o que fazer”, garante. E vai mais longe: “O Governo podia criar zonas francas transfronteiriças”, alegando aque essa medida “poderia alocar aqui empresas que se poderiam fixar”.
Ainda assim, Nuno Ferreira considera que o concelho tem sabido implementar estratégias “diferenciadoras” apostando no seu património natural, gastronómico e cultural, potenciando o turismo. “Nos últimos quatro anos, o turismo no concelho aumentou mais de 300 por cento”, garante.
No entanto, o presidente da Cãmara freixenista tem razões de queixa no setor da saúde. “É inadmissível que não tenhamos o centro de saúde aberto 24 horas”, levando o autarca a reivindicar o alargamento do horário de funcionamento em mais duas horas, para o manter aberto até à meia-noite. “Quando ouvimos falar que uma grávida demora 20 minutos a chegar a um hospital, é brincar com as grávidas de Freixo porque para chegar a um hospital demoram, no mínimo, uma hora e dez a chegar a

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve