Município está a dar apoio a família de refugiados ucranianos
O Município de Bragança está já a apoiar uma família de refugiados ucranianos que chegou a Bragança na semana passada.
O presidente da Câmara, Hernâni Dias, adiantou ao Mensageiro que a Bragança chegou uma família, com duas crianças em idade escolar.
“Já houve alguns refugiados que entretanto vieram para Bragança. Uma mãe, com duas crianças em idade escolar. O Município já está a assegurar neste momento as refeições para as crianças. Há duas ou três pessoas da comunidade ucraniana que estão a tentar trazer mais pessoas. Estamos a articular para que possamos receber bem essas pessoas”, frisou o autarca brigantino.
Hernâni Dias revelou ainda que “à partida, virão mais pessoas”.
“Há contactos para acolhermos mais gente. Estamos a fazer o levantamento da capacidade de acolhimento para saber para onde podemos enviar as pessoas que entretanto forem chegando”, sublinhou.
Duas famílias em Alfândega da Fé
Entretanto, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, revelou que chegaram mais duas famílias a Alfândega da Fé.
“Uma família veio porque tinha cá familiares. O que está a acontecer é que as Câmaras disseram que estavam disponíveis e estão a dividi-los pelos vários concelhos. Por isso, também veio outra família que não tinha cá raízes. Muitos estão em situações precárias nos países vizinhos da Ucrânia. Se a guerra continuar, este processo não está terminado”, destacou a governante.
Berta Nunes adianta ainda que neste momento “há uma diminuição das pessoas que estão a fugir pela Polónia. Já saíram três milhões de pessoas mas há dez milhões de deslocados”, disse.