Carrazeda de Ansiães

Município aprova Orçamento de 26 milhões de euros que contempla projetos estruturantes

Publicado por . em Qui, 2024-12-12 09:43

Trata-se do maior orçamento de sempre no Município de Carrazeda de Ansiães, com 25.978.448,40, onde de destacam três investimentos estruturantes pelo volume de investimento, relevância social e económica, nomeadamente o Aproveitamento Hidroagrícola da Veiga, a Estratégia Local de Habitação e a Requalificação do Balneário Termal de S. Lourenço, informou fonte autárquica em comunicado.
A proposta dos documentos previsionais para o próximo ano civil, apresentada pela Câmara Municipal, foi aprovada pela Assembleia Municipal de Carrazeda de Ansiães, 29 de novembro, com 22 votos a favor e cinco abstenções.
O Aproveitamento Hidroagrícola da Veiga, com um custo estimado superior a 18 milhões de euros, “constitui uma das grandes prioridades do Município porque, para além de vir a constituir uma reserva estratégica de água, vai resolver um problema há muito tempo sentido pelos empresários agrícolas – a necessidade de uma solução de regadio”, explica o presidente do Município, João Gonçalves, no mesmo comunicado.
O projeto prevê a construção de uma barragem e de uma rede de rega gravítica, embora com abastecimento de água sob pressão, que vai beneficiar uma área agrícola de 471 hectares, nas freguesias de Carrazeda de Ansiães, Marzagão, Seixo de Ansiães, União das Freguesias de Belver e Mogo de Malta e União das Freguesias de Lavandeira, Beira Grande e Selores. Este é um projeto há muito ansiado. “Com resiliência e determinação tem-se trabalhado para garantir uma proposta de regadio e os respetivos projetos com a maturidade suficiente para poderem vir a ser contemplados pelas necessárias linhas públicas de financiamento”, acrescenta o autarca.
A Estratégia Local de Habitação, com um investimento superior a 8 milhões de euros, vai permitir resolver os problemas de acesso à habitação digna a um número elevado de famílias. Sob responsabilidade do Município vão ser construídos 55 fogos habitacionais (em Carrazeda de Ansiães) e vão ser objeto de obras de reabilitação/beneficiação oito habitações sociais existentes no Bairro dos Ferroviários, em Foz Tua.

Assinaturas MDB