Mãe d’Água vence Vale do Conde na estreia da Taça Distrital de Sub-16
O Futebol Clube Mãe d’Água entrou a vencer na Taça Distrital de Sub-16, ao bater em casa a ADSP Vale do Conde por 3-0, na 1.ª jornada do Grupo A da Fase Regular da nova competição promovida pela Associação de Futebol de Bragança.
O encontro colocou frente a frente o recém-coroado campeão distrital e o segundo classificado do campeonato. Ainda assim, apesar do valor reconhecido de ambas as formações, a partida revelou-se pouco intensa e de sentido único.
A equipa visitante sofreu um revés aos 22 minutos, com a lesão do guarda-redes Ruben Alves, na sequência de um choque com Freitas. Sem opção específica para a baliza, o jogador de campo Valdemar assumiu a posição.
O conjunto tricolor confirmou a superioridade pouco depois. Aos 28 minutos, Freitas inaugurou o marcador, de cabeça ao segundo poste, após canto cobrado por Dylan. Aos 35’, Lamas ampliou a vantagem, aproveitando o adiantamento de Valdemar para executar uma ‘chapelada’ que fixou o 2-0 ao intervalo.
No segundo tempo, Tomás Santos fechou as contas na sequência de uma bola parada, estabelecendo o resultado em 3-0.
A Taça Distrital de Sub-16 é disputada por sete equipas, divididas em dois grupos — um com quatro formações (Grupo A) e outro com três (Grupo B). A fase de grupos será jogada a duas voltas, servindo apenas para definir a ordenação antes da fase a eliminar.
No final do encontro, José Alves, treinador do FC Mãe d’Água, considerou que “se houvesse mais competitividade haveria uma maior motivação para estes jogadores que precisam de uma maior objetividade”. O técnico acrescentou que esta fase “torna-se algo lúdica”, distinguindo-a do campeonato, e sublinhou a necessidade de “jogos mais exigentes” tendo em vista a preparação para os desafios da próxima época, recordando que a equipa já assegurou presença no nacional.
Do lado da ADSP Vale do Conde, Renato Gomes reconheceu uma “exibição apagada nos vários aspetos de jogo”, justificando-a com a utilização de vários atletas de primeiro ano. O treinador salientou que esta fase permite “dar minutos aos jogadores e experimentar outras soluções”, afirmando o objetivo de vencer a competição.
A ronda inaugural fica concluída a 1 de março, com os encontros Mirandela–Moncorvo, do Grupo A, e Leão Negro–GD Bragança, do Grupo B.
Foto: Guilherme Moutinho
