GNR tenta sensibilizar para os perigos dos tratores
Na sequência dos dois acidentes de tratores que provocaram duas mortes nos últimos dias no distrito de Bragança, a GNR emitiu um comunicado procurando sensibilizar a população para os perigos de conduzir estas máquinas agrícolas.
“Atendendo ao número de acidentes que envolvem tratores e máquinas agrícolas, registados na área de responsabilidade da Guarda, nos anos de 2021 a 2024, em particular os da última semana, torna-se imperativo aconselhar para o cumprimento das regras de segurança deste tipo de veículos, pelo que a GNR irá continuar a realizar ações de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, com o objetivo de fazer cumprir as medidas de segurança e prevenir a ocorrência de acidentes na manobra de veículos/máquinas agrícolas e florestais”, lê-se.
De acordo com a GNR, “uma das principais causas para a sinistralidade no domínio da atividade agrícola ou relacionada, aponta para a idade avançada do agricultor, a que se alia a necessidade das tarefas agrícolas terem de ser realizadas em intervalos reduzidos de tempo, agravando o cansaço físico, próprio de uma atividade fisicamente exigente”.
Outras das causas apontadas passa pelo “excesso de confiança a operar máquinas que, para todos os efeitos, são perigosas e, por vezes, decorrem da falta de formação para o seu manuseamento”. “Denota-se que, mais de 50% dos tratores não dispõem de estruturas de proteção, sejam elas arcos ou cabines, acessórios importantíssimos para a segurança do trabalhador”, sublinha aquela força de segurança. De 2021 a fevereiro de 2024, registaram-se 1396 acidentes rodoviários com máquinas agrícolas e 393em propriedades privadas, 11 deles em 2024. Desde 2021 registaram-se 90 vítimas mortais, incluindo as duas no distrito de Bragança este mês. O ano de 2022 foi o mais negro, com 34 mortes.