Escola Municipal de Teatro de Vinhais leva à cena conto de Roberto Afonso
Foi com lotação esgotada que o Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais acolheu a peça de teatro “A Endemoninhada”, apresentada pela Escola Municipal de Teatro de Vinhais, no passado dia 3 de maio. Subiram ao palco 22 atores/alunos, para dar corpo ao texto de Roberto Afonso, adaptado pela atriz e encenadora Débora Ribeiro, com direção artística de David Carvalho, da Companhia Filandorra - Teatro do Nordeste, na vertente Formação Comunidade, responsável pela formação dos vinhaenses.
Na peça exibida sexta-feira, com um excelente desempenho dos atores envolvidos, a responsável pela formação teatral conjugou o texto do conto original com passagens pelo “A agência de discussão”, de Monty Python, o que resultou num misto de comédia, drama e terror, para contar a história de uma mulher possuída por espíritos e demónios, a quem os médicos não conseguiram valer, tendo apenas sido curada por uma outra mulher da aldeia, através de um exorcismo pondo em risco a sua própria vida. O Município de Vinhais implementou o projeto da Escola Municipal de Teatro em 2023, depois de terminado o Cultura Para Todos com o mesmo grupo, através da parceria que existe com a Companhia Filandorra há mais de 20 anos, com a participação de alunos com idades entre os 8 e os 80, tendo já sido produzidos e apresentados seis espetáculos.
O texto trabalhado pela encenadora para esta peça integra o livro (Às) Contas com Almas Penadas, Diabos, Bruxas e Maus-olhados”, do autor vinhaense Roberto Afonso, antigo vereador daquele município, com ilustrações de Alberto Lebreiro, Paula Ortega e Rui Correia, e prefácio de D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga. Editado em 2021, com a chancela da Oficina do Livro | LeYa, a obra ocupou o número um do top de vendas nacionais da editora durante algumas semanas nos primeiros meses do ano de 2022.