Nordeste Transmontano

Covid-19: Fim de semana com 145 casos e mais uma morte

Publicado por Fernando Pires/António G. Rodrigues/Francisco Pinto em Seg, 2020-11-23 22:19

O mais recente boletim das autoridades de saúde sobre a situação epidemiológica da covid-19 no distrito de Bragança revela que, desde a passada sexta-feira, até esta tarde, há o registo de mais 142 casos do novo coronavírus, ultrapassando os três mil casos confirmados nos últimos oito meses no Nordeste Transmontano.

Mais uma vez há menos recuperados (97), o que resulta num saldo negativo e com isso há mais 95 casos ativos.

Nas últimas horas há também a lamentar mais uma morte, registada no 'Hospitel', em Mirandela, durante o fim de semana.

Bragança, com 420 casos ativos, é o concelho mais afetado e inclui pelo menos quatro casos no Estabelecimento Prisional de Izeda, onde esteve uma eqiupa do INEM vinda do Porto para fazer a recolha de amostras. Os restantes resultados não foram comunicados às autoridades de saúde, que apenas têm conhecimento dos quatro casos que dizem respeito a residentes do concelho de Bragança. Naquele EP há um surto que afeta vários guardas e reclusos.

No concelho de Mirandela, o aumento de casos ativos é de 25, face a sexta-feira, sendo que, atualmente, há ainda 163 casos ativos da doença, 123 dos quais na cidade, 22 em Torre de Dona Chama (Lar do centro social e paroquial), 5 em Carvalhais e 4 na freguesia de Abambres. Os restantes casos estão dispersos por várias freguesias que não estão espelhados no boletim, tendo em conta que não são divulgadas as freguesias com  menos de 3 casos ativos.

 

Centro de Dia da Misericórdia com 11 casos positivos para a covid-19

Já Centro de Dia da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta regista 11 casos positivos de covid-19, depois de um rastreio de despiste à infeção, que envolveu 40 utentes e funcionários, indicou esta segunda-feira o provedor da instituição.

"Após testes de despiste à covid-19, foram detetados 11 casos positivos para o novo coronavírus [seis utentes e 5 funcionários]. Os utentes estão isolados nos seus quartos e os funcionários cumprem isolamento profiláticos nos seus domiciliários", concretizou José Santos.

Também a Unidade de Cuidados Continuados (UCC), outra valência tutelada pela Misericórdia, regista três casos positivos de covid-19, após um rastreio para despiste da infeção, que envolveu quase uma centena de utentes e funcionários.

O provedor disse ainda que os dois utentes infetados estão em isolamento e que o funcionário permanece em isolamento profilático em casa.

Já no lar também tutelado pela Misericórdia há o registo de dois infetados, depois de no dia 09 de novembro ter sido registado um surto de covid-19 que infetou cinco funcionários e quatro idosos.

 

O relatório das autoridades de saúde, nos últimos tempos, também não especifica em que concelhos é que se registam os novos casos nem os recuperados, revelando apenas o número de casos ativos por cada um dos 12 concelhos do distrito.

Confira agora os dados atualizados da pandemia no distrito, bem como os dados comparativos com a passada sexta-feira:

Total de casos confirmados 3110 (+142)
Total de recuperados: 1933 (+97)
Total de mortes 68 (+1)
Total de casos ativos 1109 (+95)

CASOS ATIVOS POR CONCELHO
Bragança 420 (+47)
Mirandela 163 (+25)
Macedo 134 (+8)
Freixo 128 (+7)
Miranda 64 (+9)
Moncorvo 57 (+6)
Mogadouro 51 (-2)
Alfândega 41 (-3)
Vinhais 20 (-2)
Vimioso 17 (+5)
Vila Flor 6 (-6)
Carrazeda 3 (igual)