Bragança

Chega surpreende com José Pires na Junta e Silvestre à Câmara

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2021-07-29 12:25

É uma espécie de aliança para eleger pelo menos um vereador no Executivo Municipal e roubar a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a mais populosa freguesia do distrito de Bragança, ao PSD.
André Ventura, líder do Chega, esteve terça-feira em Bragança, na apresentação dos candidatos às Câmaras de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Vinhais e Miranda do Douro, e do candidato à antiga freguesia da Sé, em Bragança.

Essa foi a maior surpresa da noite, pois o candidato é José Pires, líder distrital do partido. Há quatro anos, perdeu o apoio do PSD e a presidência da freguesia. Passou pelo Aliança como mandatário até se sentir mais confortável com o Chega. "Se não tivéssemos um candidato que achamos que está melhor posicionado, avançaria eu. Mas acreditamos ter um excelente candidato à Câmara e eu sinto que ainda tenho trabalho por fazer na junta. Será o tira-teimas", explicou ao Mensageiro.

Assim, Carlos Silvestre, que já passou pelo PS e Aliança, avança como independente mas com o apoio do Chega. "Mário Soares dizia que só não mudam os burros. Não tenho medo porque não devo nada a ninguém. As pessoas não podem é achar que são as donas disto tudo. Agora há um trabalho grande por fazer", frisou Carlos Silvestre, professor e sindicalista, com 56 anos. Humberto Sobrinho Alves será o número dois da lista à Câmara e a enfermeira Cláudia Mateus a número três.

Na lista da Junta, Filipe Turiel volta a acompanhar José Pires, bem como Catarina Rodrigues. António Anes, que há quatro anos foi eleito pelo Bloco de Esquerda, com quem se incompatibilizou entretanto, é o cabeça de lista à Assembleia Municipal.

"O objetivo é ganhar a Junta, eleger o maior número de elementos para a Assembleia e eleger um vereador para o Executivo municipal", explicou José Pires.
Na terça-feira foram, ainda, apresentadas as candidaturas de Rui Pacheco (empresário) à Câmara de Macedo de Cavaleiros, de Nazaré Batista (reformada) à de Miranda do Douro, de Ricardo Garcia (empresário) à de Mirandela e de Nivaldo Rodrigues (reformado) à de Vinhais.

André Ventura acredita que, com estes candidatos, é possível "ir buscar metade do eleitorado ao PSD” nesta região “O CDS já ficou lá para trás, neste momento todas as sondagens nos dão na luta com o PSD”, frisou.

Assinaturas MDB