Nordeste Transmontano

Bragança apresentou 1382 candidaturas para tornar edifícios mais sustentáveis

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-03-09 09:32

O Fundo Ambiental já executou 122,6 milhões de euros no Programa de Apoio aos Edifícios +Sustentáveis, o que equivale a 91% do total de 135 milhões previstos no Plano de Recuperação e Resiliência para o Programa de Apoio aos Edifícios +Sustentáveis de âmbito residencial.
Só distrito de Bragança foram apresentadas 1382 candidaturas, 1,3% do total das propostas a este programa lançado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática. Das 905 candidaturas do distrito consideradas elegíveis 139 dizem respeito a edifícios multifamiliares, 766 a edifícios unifamiliares segundo dados do Ministério do Ambiente a que o Mensageiro teve acesso.
Mais de 50% das candidaturas foram apresentadas nos distritos de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal.
Bragança, Portalegre e Beja a par com as duas regiões autónomas são os distritos com menos candidaturas aos dinheiros para realizar obras e ter edifícios mais sustentáveis, nomeadamente para melhorar isolamentos, coberturas, pavimentos, caixilharia, portas, instalação de sistemas solares térmicos, entre outros benefícios.
A instalação de Sistemas Solares Fotovoltaicos foi a tipologia de intervenção com maior procura pelos candidatos nos vários distritos de Portugal Continental e arquipélagos, à exceção do distrito de Lisboa e a Região Autónoma dos Açores.

Assinaturas MDB