Nordeste Transmontano

Antigas casas da floresta e abrigos do Montesinho abandonados e degradados há dezenas de anos

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-03-09 09:28

São dezenas de casas dos antigos serviços florestais e abrigos do Parque Natural de Montesinho que estão votados ao abandono, há vários anos no distrito, sobretudo em Bragança.
Do lado dos autarcas das freguesias há vontade em recuperar este património, que está sob a tutela de organismos do Estado.
Na União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor existem quatro edifícios abandonados. A junta de freguesia tem um projeto para recuperar três, e quer estabelecer um protocolo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para que sejam cedidas para serem recuperadas para o turismo. “Estão abandonados há quase 40 anos. Só se aproveita as paredes e em alguns casos a cobertura. Seriam 100 mil euros para recuperar cada uma. Fazem falta e são importantes para dinamizar o turismo”, explicou Mário Gomes, o presidente da junta.
Eram casas que serviam de alojamento aos guardas-florestais, profissão extinta no Estado. Estes edifícios deixaram de ser usados e foram-se degradando, apesar de estarem quase sempre localizados em zonas interessantes em termos paisagísticos.
Em alguns casos só já restam as paredes. Portas e janelas foram arrombadas. Os interiores esventrados e destruídos.

Assinaturas MDB