A opinião de ...

Bragança e o seu excelente aeródromo

A cidade de Bragança e todo o distrito tem demonstrado nestes últimos anos um sentido de desenvolvimento invulgar.
Assim, dentro desta vontade de ir cada vez mais longe, no bem-estar da região vem, dos meios que são postos ao seu dispor.
Infelizmente, neste País em que vivemos, há muito pouco conhecimento sobre o interior, e no caso de Bragança, poucos conhecem o seu aeródromo, considerado no topo ao nível nacional de aeródromos regionais.
Localizado a 7,5 km da cidade, dispõe todas as condições de vôo de uma pista que lhe dá um prestígio a nível da aviação geral, com 1750 metros de comprimento e 30 de largura e ainda, um caminho de circulação que liga à única plataforma de estacionamento, junto  torre de controle.
Equipado, com sinalização luminosa lateral da soleira da pista e fim desta, o que permite o bom funcionamento das operações de voo os mais variados tipos de aeronaves da Aviação geral, bem como dos serviços regulares e não regulares.
Na lista das características deste aeródromo está o terminal de passageiros, apetrechado com Bar, sala de embarque, instalações sanitárias e de segurança, também no aeródromo funciona o Aero-clube de Bragança reconhecido por organizar diversas actividades aeronáuticas como é o exemplo do “Fly in Careto Airbow” que regularmente acontece no aeródromo.
Há muitos visitantes a Bragança que desconhecem que o avião pode ser uma alternativa perfeita às viagens de automóvel, principalmente quando falamos de deslocações de longa distância, mas este aeródromo tem sido alvo de progressivas alterações com um projecto bem estruturado. O Município local pretende continuar a desenvolver esta importante infra-estrutura aeronáutica para a categoria de Aeroporto Regional de âmbito transfronteiriço , como estratégia do ordenamento do território.
A curto prazo o aeroporto regional de Bragança terá uma pista de 2300 metros de comprimento e 45 de largura que vai permitir operações a nível de outras com as mesmas performances do Boeing 737-800. Também a área de passageiros sofrerá mudanças com um terminal 3200 m2 que vai possibilitar, pelo menos, 200/300 passageiros na hora de ponta.
A Alternância do Sá Carneiro da cidade do Porto já deveria ter sido considerada, ele junta-se ao Aeroporto de Bragança , pelas magníficas condições que possui e por estar a menos de 20 km da estção do TGV Espanhol que fica em Puebla de Sanabria, ligando assim a região de MADRID em cerca de 1.45 horas .
O actual staff da autarquia Brigantina não dorme em serviço e está atento a toda a evolução aeronáutica no interior do País.
Bragança está de parabéns. As suas gentes merecem tudo isto.
Bem Hajam
Como remate final, uma empresa aeronáutica está a preparar uma escola de Formação de pilotos que irá funcionar no Aeródromo de Bragança, esta escola é dirigida superiormente por técnicos devidamente credenciados no meio aéreo nacional ao inteirar-se do interesse de Bragança nas mercês das coisas da aviação.

Edição
3870

Assinaturas MDB