A opinião de ...

JMJ - Ainda a palavra para o Papa Francisco - 2

Quando este número do “MENSAGEIRO DE BRAGANÇA” chegar às mãos dos seus leitores, já estará connosco sua santidade o Papa Francisco para se encontrar com os muitos milhares de jovens, ( pela primeira vez na história das Jornadas Mundiais da Juventude provenientes de todos os países do mundo), que vieram até nós para participar na Jornada Mundial da Juventude de2023, cuja presença, em boa verdade,  já se faz sentir em todo o país, sobretudo à medida que se  aproxima a data da sua realização, centralizada em Lisboa e Fátima na primeira semana de agosto.
Pressionado pela aceitação muito significativa do artigo publicado na semana passada neste jornal e a solicitação de muitos leitores, interessados em conseguirem um conhecimento mais abrangente e mais profundo do pensamento do Papa Francisco sobre as dificuldades e os novos desafios com que os jovens são confrontados, entre tantas outras, especialmente no que diz respeito à fé, à paz, à justiça, aos direitos humanos, à solidariedade, às questões ambientais, à precaridade laboral, à convivência entre gerações, às relações com os não crentes, à necessidade de fazer escolhas e opções de futuro, cada vez mais problemáticas, volto às palavras do Papa Francisco dirigidas aos jovens.
“Que a vossa visão das coisas, a vossa coragem, os vossos sonhos e ideais abram caminhos que nos conduzam a um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano. Este é o caminho para vencer tudo o que nas vossas vidas e na vossa cultura ameaça a esperança, a virtude e o amor de Deus”
“Levanta-te e torna-te no que és. Sonha, arrisca, compromete-te com o mudar o mundo. Obrigado, jovens, por cultivar o sonho da fraternidade, ter cuidado com as feridas da criação, lutar pela dignidade dos mais fracos e difundir o espírito de solidariedade e partilha”.
“Não tenhais medo de escutar o Espírito que vos sugere escolhas audaciosas, não titubieis quando a consciência vos pedir para seguir o mestre. Cultivai a dimensão contemplativa mesmo no meio do turbilhão dos compromissos mais urgentes e mais pesados.
“O mundo de hoje tem necessidade de jovens que vão com pressa, que têm a vocação de perceber que a vida lhes oferece uma missão. Temos necessidade de jovens em marcha. O mundo só poderá mudar se os jovens estiverem em marcha que, como Maria, se levantem e partam apressadamente para ajudar a quem precisa”.
“Sabei-lo muito bem, vivemos momentos terrivelmente difíceis. A humanidade está em grande perigo. Estamos em grande perigo. Sede embaixadores da paz para que o nosso mundo redescubra a beleza do amor, do viver juntos, da fraternidade e da solidariedade, o que implica um compromisso para a construção duma sociedade nova, fazer crescer a paz, a justiça, e os direitos humanos”
“Caros amigos, a fé é revolucionária, e eu pergunto a todos vós: Estais preparados para entrar nesta onda revolucionária da fé?
“Que Cristo transforme o vosso otimismo natural em esperança cristã, a vossa energia em virtude moral, a vossa boa vontade em amor autêntico e desinteressado”.

Edição
3946

Assinaturas MDB