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Regresso aos restaurantes: a DECO esclarece as dúvidas mais frequentes dos consumidores

A capacidade máxima dos restaurantes, incluindo a esplanada, foi reduzida de forma a assegurar o distanciamento físico recomendado.
O estabelecimento está obrigado a garantir uma adequada limpeza e desinfeção das superfícies e de todas as zonas de contato frequente, pelo menos 6 vezes por dia. Os funcionários deverão utilizar máscara e têm indicações para lavar frequentemente as mãos com água e sabão.
O consumidor deverá higienizar as mãos com solução à base de álcool ou com água e sabão, a qual deverá ser disponibilizada pelo estabelecimento.
O estabelecimento está obrigado a desinfetar os terminais de pagamento automático, após cada utilização, com recurso a detergentes adequados.
Sou obrigado a usar máscara nos restaurantes, pastelarias e cafés?
Sim, é obrigatório o uso de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência nos espaços em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. As crianças com mais de 10 anos também devem usar máscara.
Tenho que usar máscara na esplanada?
Não, o uso de máscara pelos clientes na esplanada não é obrigatório por se tratar de um espaço exterior.
As regras a cumprir são as mesmas no interior do restaurante e na esplanada?
Sim, as regras a cumprir nas esplanadas são iguais ao interior dos estabelecimentos. A única exceção prende-se com o uso de máscara pelos clientes que deixa de ser obrigatório por se tratar de um espaço exterior.
Por receio de contágio, não quero utilizar o Livro de Reclamações físico. Que alternativas tenho?
Caso pretenda evitar o recurso ao Livro de Reclamações físico, o consumidor pode sempre aceder ao livro de reclamações eletrónico, disponível em www.livroreclamacoes.pt.
Os nossos conselhos:
• Agende previamente a reserva de lugares no restaurante
• Mantenha uma distância de, pelo menos, 2 metros nas filas de espera
• Prefira a utilização das áreas exteriores ou do serviço de take-away
• Aguarde pela desinfeção e higienização da mesa, antes de a ocupar
• Não modifique a orientação das mesas e das cadeiras
• Uma vez que o dinheiro é transferido frequentemente de pessoa para pessoa, utilize, sempre que possível, os pagamentos através de cartão sem contacto – contactless - ou por telemóvel
Saiba mais no “Guia do Turismo e do Lazer” disponível na página do Facebook “DECO Associação”.
Para mais informações e marcação de atendimento presencial contacte a DECO: 223 391 960 ou deco.norte@deco.pt

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