Bragança

Izeda assinalou aniversário da vila com homenagens e inauguração

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-07-20 10:50

Os habitantes de Izeda têm, agora, à disposição, um ginásio, inaugurado sábado no âmbito das comemorações do 33.º aniversário da elevação da localidade a vila.
A obra custou cerca de 50 mil euros e foi comparticipada pela Câmara Municipal.

“Esta era uma infraestrutura que ambicionava há muitos anos e que esta terra necessitava, para conseguir proporcionar bem estar e bom viver às pessoas. Se não criarmos infraestruturas em condições para as pessoas se sentirem bem aqui, vamos ser cada vez menos e a desertificação será cada vez maior”, frisou o presidente da Junta de Freguesia, Rui Simão.

“Penso que estou a conseguir inverter isso [despovoamento] porque a escola está a aumentar o número de alunos, ao contrário do que acontece na maioria das escolas do país. É sinal que estamos no bom caminho”, sublinhou ainda.

Já o presidente da autarquia, Hernâni Dias, sublinhou que “qualquer investimento que se faça em qualquer localidade do concelho representa um melhoramento das condições de vida para a população”. “Aqui em Izeda, nesta comemoração do 33.º aniversário da elevação de Izeda a vila é um momento particularmente alegre. Estamos a inaugurar esta intervenção neste espaço, com a reabilitação de todo o espaço exterior, que o município apoiou (50 mil euros)”, disse.

Para além da inauguração do ginásio, que ocupa uma das três alas do edifício da antiga escola primária, que foi recuperado no seu exterior, houve ainda lugar a homenagens nos Bombeiros Voluntários e a dois antigos presidentes de junta, Raul Morais e Amílcar Maurício.

“Raul Morais dedicou toda a sua vida a Izeda. Foi o primeiro presidente de Junta eleito após o 25 de abril. Foi presidente de Junta durante 12 anos. Foi secretário durante oito e manteve-se como funcionário da junta até à sua morte. Foi sócio fundador dos bombeiros, do já extinto clube desportivo de Izeda, era sócio da banda de música e deixou uma obra literária de 15 volumes, dos quais 13 são exclusivamente destinados a Izeda e às pessoas de Izeda”, explicou Rui Simão.

“Quanto a Amílcar Maurício, em seis anos em que teve oportunidade de estar à frente da Junta, este século, fez as obras que temos, exceto esta inaugurada hoje”, frisou.
O resto do edifício da escola será intervencionado no seu interior “oportunamente”, havendo o projeto de instalar na ala central “um centro cultural.
Rua central intervencionada

Nesta altura decorre, também, uma intervenção no cemitério de Izeda, no valor de 101 mil euros, paga pela autarquia, “por forma a que aquele espaço seja reabilitado e se criem as condições necessárias para um equipamento tão nobre e tão importante como é um cemitério”, explicou Hernâni Dias.

Para além disso, será intervencionada a rua central da vila, uma obra há muito reclamada. “Estamos a falar da reabilitação do espaço público, estamos a falar também, provavelmente, da substituição de infraestruturas subterrâneas, que vai ser necessário intervencionar. Por causa das cheias, do saneamento, da água, e permitir, já, infraestruturas suficientes para a capacidade de colocação de telecomunicações e energia”, disse Hernâni Dias.

 

Assinaturas MDB